Vimioso: Biblioteca municipal acolhe exposição de presépios

De 11 de dezembro até 6 de janeiro é possível visitar a coleção de presépios “Sinal Admirável”, de Maria Manuela Fonseca Santos, presentes na Biblioteca Municipal de Vimioso.

Na casa dos pais de Maria Manuela Fonseca Santos sempre se celebrou o Natal.

E segundo a colecionadora o Nascimento do Menino Jesus era a principal ocupação e alegria dos mais novos, que iam apanhar musgo e pequenas pedras para construir a cabana onde colocavam o Menino e os seus pais: Maria e José.

No guia da exposição, a colecionadora revela que no serviço de pediatria, onde trabalhou como enfermeira, também se fazia o presépio.

“Era uma alegria para os mais novos e era também uma oportunidade para dar conhecer o Deus-Menino às crianças”, escreve.

O tempo do Natal era caraterizado pela “paz, pela alegria, pela família reunida e o encontro com os amigos, pela oração e a partilha que sempre tiveram um grande significado para Maria Manuela Fonseca Santos.

Foi por isso, que ao longo da sua vida foi adquirindo e recebendo presépios como presentes.

Maria Manuela Fonseca Santos assegura que muitos desses presépios são verdadeiras obras de arte, que permitem contemplar o amor que unia a sagrada família de Nazaré: Jesus, Maria e José.

Laura Machado, responsável pela Biblioteca Municipal de Vimioso, disse que a exposição de presépios “Sinal Admirável” tem por objetivo assinalar esta data festiva do Natal e simultaneamente dar vida à Biblioteca, que abriu recentemente ao público após obras de requalificação.

A exposição de presépios “Sinal Admirável” é uma iniciativa conjunta do município de Vimioso e da Unidade Pastoral de Nossa Senhora da Visitação.

HA

Deixe um comentário