Palaçoulo: Histórico torneio de futebol juntou centenas de jovens

No fim-de-semana de 2 e 3 de julho, Palaçoulo voltou a organizar o célebre torneio de futebol de verão, numa edição em que participaram seis equipas da região, tendo saído vencedor o conjunto de Vilar Seco, numa competição em que o mais importante foi o convívio entre todos os participantes.

O torneio de futebol de 5 realizou-se no complexo desportivo, no fim-de-semana de 2 e 3 de julho, em Palaçoulo.

Xavier Rodrigues, da associação Caramonico, que organiza anualmente o torneio de futebol de 5 de Palaçoulo, disse que o objetivo desta competição que já realiza desde finais da década de 1980, é acima de tudo promover a atividade desportiva e o convívio entre os participantes.

“Antigamente, os jogos realizavam-se no campo do prado. Houve anos em que se inscreveram no torneio 12 equipas, e contamos com a participação de equipas vindas de Bragança e Mirandela. Recordo também que grandes jogadores como o Marco Ferreira e o Pizzi chegaram a jogar aqui no torneio de Palaçoulo” – Xavier Rodrigues.

Em 2014, o afamado torneio de futebol passou a realizar-se no complexo desportivo Vale das Latas, onde foi instalado um campo de relva sintética, bem como as piscinas.

No fim-de-semana de 2 e 3 de julho, Gualdino Raimundo, presidente da freguesia de Palaçoulo, mostrou-se radiante com a grande afluência de público ao complexo desportivo, sobretudo dos mais jovens.

“Perante o crónico problema do despovoamento, ver tanta gente nova em Palaçoulo para participar no torneio de futebol e usufruir das piscinas dá-nos um grande alento”, disse.

A final do torneio de futebol de 5, em Palaçoulo, foi disputada na tarde de Domingo, dia 3 de julho, entre as equipas de Vilar Seco e da Associação Recreativa da Juventude Mirandesa (ARJM).

Sobre o jogo, a equipa de Vilar Seco entrou melhor e logo aos 7 minutos aproveitou um erro defensivo dos mirandeses para inaugurar o marcador (1-0).

Durante a primeira parte de 15 minutos, o conjunto de Vilar Seco, que apresentou uma equipa constituída por jogadores experientes e outros muitos jovens, mostrou ser uma equipa mais compacta. Quando atacou fê-lo com acutilância e dispôs de várias oportunidades para ampliar o marcador. Em termos defensivos, os de Vilar Seco revelaram muita solidez e opuseram-se bem aos ataques da ARJM. No final da primeira parte, o Vilar Seco ganhava por 1-0.

No início da segunda parte, a toada de jogo manteve-se: o Vilar Seco revelava uma ligeira supremacia, que materializou aos 25 minutos, ao alcançar o 2-0.

No minuto seguinte (26′), os mirandeses, reduziram para 2-1, na sequência de um livre direto dirigido para a área adversária, que foi desviado e acabou no fundo da baliza do Vilar Seco.

Nos minutos finais, os mirandeses com o intuito de chegar pelo menos ao empate optaram por jogar com um guarda-redes avançado. Mas a experiente equipa do Vilar Seco aproveitou a ousadia adversária para numa recuperação de bola rematar de longe para a baliza desguarnecida dos mirandeses, estabelecendo assim o 3-1 final. Com este terceiro golo a equipa de Vilar Seco, carimbou a vitória no jogo e no torneio.

Após a vitória, o capitão e treinador da equipa de Vilar Seco, Luis João, exteriorizou a sua alegria pela conquista do torneio de Palaçoulo e fez questão de sublinhar que o mais importante foi o convívio.

Por sua vez, Henrique Granjo, presidente da Associação Recreativa da Juventude Mirandesa, não obstante alguma frustração pelo segundo lugar no torneio, referiu também que o mais importante foi participar e conviver.

No jogo de atricuição do 3º e 4º lugar, o Mogadouro superiorizou-se aos sendineses e venceram por 9-8.

A entrega dos troféus às seis equipas participantes – Vilar Seco, ARJM, Mogadouro, Sendim, Caramonico e Prado Gatão – ficou a cargo dos vários autarcas e da presidente da associação Caramonico, Jenifer Martins, presentes no complexo desportivo, em Palaçoulo.

Coube ao vice-presidente do município de Miranda do Douro, Nuno Rodrigues, entregar o troféu do 1º lugar aos jovens jogadores de Vilar Seco.

“O desporto é uma atividade que merece a maior das atenções do município de Miranda do Douro. E este histórico torneio de futebol de Palaçoulo tem a mais valia de promover simultaneamente a atividade física dos jovens e o convívio entre as várias freguesias. No torneio deste ano participaram seis equipas. Gostaria que no próximo ano houvesse mais equipas de outras freguesias a participar” – Nuno Rodrigues.

HA

Deixe um comentário