Palaçoulo: Histórico torneio de futebol juntou centenas de jovens
No fim-de-semana de 2 e 3 de julho, Palaçoulo voltou a organizar o célebre torneio de futebol de verão, numa edição em que participaram seis equipas da região, tendo saído vencedor o conjunto de Vilar Seco, numa competição em que o mais importante foi o convívio entre todos os participantes.
Xavier Rodrigues, da associação Caramonico, que organiza anualmente o torneio de futebol de 5 de Palaçoulo, disse que o objetivo desta competição que já realiza desde finais da década de 1980, é acima de tudo promover a atividade desportiva e o convívio entre os participantes.
Em 2014, o afamado torneio de futebol passou a realizar-se no complexo desportivo Vale das Latas, onde foi instalado um campo de relva sintética, bem como as piscinas.
No fim-de-semana de 2 e 3 de julho, Gualdino Raimundo, presidente da freguesia de Palaçoulo, mostrou-se radiante com a grande afluência de público ao complexo desportivo, sobretudo dos mais jovens.
“Perante o crónico problema do despovoamento, ver tanta gente nova em Palaçoulo para participar no torneio de futebol e usufruir das piscinas dá-nos um grande alento”, disse.
Sobre o jogo, a equipa de Vilar Seco entrou melhor e logo aos 7 minutos aproveitou um erro defensivo dos mirandeses para inaugurar o marcador (1-0).
Durante a primeira parte de 15 minutos, o conjunto de Vilar Seco, que apresentou uma equipa constituída por jogadores experientes e outros muitos jovens, mostrou ser uma equipa mais compacta. Quando atacou fê-lo com acutilância e dispôs de várias oportunidades para ampliar o marcador. Em termos defensivos, os de Vilar Seco revelaram muita solidez e opuseram-se bem aos ataques da ARJM. No final da primeira parte, o Vilar Seco ganhava por 1-0.
No início da segunda parte, a toada de jogo manteve-se: o Vilar Seco revelava uma ligeira supremacia, que materializou aos 25 minutos, ao alcançar o 2-0.
No minuto seguinte (26′), os mirandeses, reduziram para 2-1, na sequência de um livre direto dirigido para a área adversária, que foi desviado e acabou no fundo da baliza do Vilar Seco.
Após a vitória, o capitão e treinador da equipa de Vilar Seco, Luis João, exteriorizou a sua alegria pela conquista do torneio de Palaçoulo e fez questão de sublinhar que o mais importante foi o convívio.
Por sua vez, Henrique Granjo, presidente da Associação Recreativa da Juventude Mirandesa, não obstante alguma frustração pelo segundo lugar no torneio, referiu também que o mais importante foi participar e conviver.
No jogo de atricuição do 3º e 4º lugar, o Mogadouro superiorizou-se aos sendineses e venceram por 9-8.
A entrega dos troféus às seis equipas participantes – Vilar Seco, ARJM, Mogadouro, Sendim, Caramonico e Prado Gatão – ficou a cargo dos vários autarcas e da presidente da associação Caramonico, Jenifer Martins, presentes no complexo desportivo, em Palaçoulo.
Coube ao vice-presidente do município de Miranda do Douro, Nuno Rodrigues, entregar o troféu do 1º lugar aos jovens jogadores de Vilar Seco.
HA