Miranda do Douro: Universidade sénior é um local de aprendizagem, de convívio e vida ativa

A Universidade Sénior de Miranda do Douro encerrou o ano letivo com um jantar convívio no serão deste Domingo, dia 3 de julho, seguido de um concerto da tuna académica, no antigo paço episcopal de Miranda do Douro, onde se realizou também a entrega dos diplomas aos finalistas.

Atuação da tuna da Universidade Sénior de Miranda do Douro, no antigo paço episcopal, na festa de encerramento do ano letivo.

O jantar convívio contou com a participação da presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro, Helena Barril, do vice-presidente, Nuno Rodrigues e do presidente da freguesia de Miranda do Douro, Francisco Parreira.

Como responsável pela área da educação e da ação social, Nuno Rodrigues, enalteceu o trabalho que a Universidade Sénior de Miranda do Douro tem vindo a realizar na promoção do bem-estar das pessoas idosas do concelho.

“O município de Miranda do Douro reconhece a importância das atividades pedagógicas, culturais e desportivas que promovam um envelhecimento ativo. Neste sentido, pretendemos que no próximo ano letivo a universidade sénior chegue a cada vez mais pessoas do concelho de Miranda do Douro” – Nuno Rodrigues.

Segundo o autarca, neste ano letivo, os alunos que participaram nas atividades semanais da Universidade Sénior eram provenientes de Miranda do Douro, mas também de localidades próximas como a Póvoa, Constantim, Aldeia Nova, Freixiosa, entre outras.

Sobre o que motiva as pessoas a participar nestas atividades, Sandrine Araújo, técnica do município de Miranda do Douro, respondeu que as pessoas procuram as aulas e as atividades para conviver, para conversar e para se manterem ativos.

Segundo a técnica municipal, este ano letivo foi mais curto do que o habitual por causa da pandemia e decorreu de fevereiro até ao final de junho.

“Em fevereiro iniciámos as atividades desportivas. E no mês seguinte, em março, os cerca de 30 alunos inscritos neste ano letivo começaram as aulas de música com a tuna, bem como as aulas de memória ativa e de informática” – Sandrine Araújo.

Na sua intervenção, o reitor da Universidade Sénior de Miranda do Douro, o professor Domingos Raposo, sublinhou que esta instituição tem por missão rejuvenescer as pessoas.

“A universidade sénior serve para que as pessoas continuem a ter uma vida ativa, continuem a interessar-se pela cultura e o saber, ao mesmo tampo que é uma espaço de encontro e de convívio”, disse.

Para José Carlos Macedo, aluno da Universidade Sénior de Miranda do Douro, a mais-valia de frequentar as aulas e atividades é a partilha de saberes e conhecimentos entre os professores e os alunos.

“É mesmo verdade que podemos estar sempre a aprender até ao fim da nossa vida! E a universidade sénior dá-nos a oportunidade de aprender, de conviver e de andar bem-dispostos” . José Carlos Macedo.

Questionado sobre se sentiu falta do convívio durante as restrições impostas pela pandemia, José Carlos Macedo respondeu, peremtoriamente, que sim.

“Sim, claro que sentimos falta dos afetos, do convívio e das conversas. O isolamento foi um problema que afetou a universidade sénior e toda a população em geral”, disse.

Por sua vez, Maria de Lurdes Lucas que neste ano letivo se inscreveu em disciplinas como a música/tuna, a hidroginástica, a ginástica e o walking ball, revelou que a participação na universidade sénior é muito gratificante.

“Em primeiro lugar, a universidade faz-nos sair de casa. E depois leva-nos ao encontro e ao convívio com outras pessoas. E esta é a melhor parte!”, disse.

No próximo ano letivo, Maria de Lurdes Lucas, adiantou que gostaria de increver-se na disciplina de teatro, uma disciplina que considera fundamental.

A entrega dos diplomas aos alunos que frequentaram a Universidade Sénior neste ano letivo, foi foi realizada pela presidente do município de Miranda do Douro, Helena Barril, coadjuvada pelo vice-presidente, Nuno Rodrigues.

Para setembro, o município de Miranda do Douro prevê um aumento do número de pessoas inscritas na Universidade Sénior e nesse sentido pretende apresentar uma oferta formativa mais diversificada, com mais disciplinas e atividades.

“Em primeiro lugar, a universidade faz-nos sair de casa. E depois leva-nos ao encontro e ao convívio com outras pessoas. E esta é a melhor parte!” – Maria de Lurdes Lucas.

HA

Deixe um comentário