Sendim: Bombeiros voltaram a celebrar a festa em honra do padroeiro São Sebastião

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Sendim voltou a organizar no fim-de-semana de 2 e 3 de julho, a festa em honra de São Sebastião, o padroeiro dos bombeiros locais, uma festividade que este ano contou com a participação da presidente do município, Helena Barril.

Festa em honra de São Sebastião, padroeiro dos Bombeiros de Sendim.

No sábado dia 2 de julho, a festa em honra de São Sebastião teve a tradicional romagem ao cemitério de Sendim e Picote. E ao final da tarde realizou-se o convívio e sardinhada de São João.

No dia seguinte, Domingo, dia 3 de julho, após a alvorada, a corporação de bombeiros de Sendim hasteou a bandeira e iniciou o peditório pelas ruas da vila, acompanhados pela Banda Filarmónica dos Bombeiros de Mogadouro.

A Missa foi celebrada às 14h00, na igreja matriz de Sendim. No decorrer da celebração, o pároco, António Pires, numa alusão aos bombeiros locais disse que os valores cristãos como o socorro, a assistência e a ajuda, estão enraizados na missão das associações humanitárias.

“Que a exemplo de São Sebastião, padroeiro dos bombeiros, sejamos capazes de fazer o bem e testemunhar Cristo no nosso dia-a-dia”, disse.

Após a eucaristia, seguiu-se a procissão da igreja matriz até à capela de São Sebastião.

De regresso à praça central de Sendim, realizou-se uma cerimónia na qual foi homenageado o ex-comandante dos bombeiros locais, José Ramos Campos, pelos cerca de 37 anos de dedicação à associação de bombeiros locais.

A cerimónia prosseguiu depois com a benção de sete viaturas. E na sua intervenção, o presidente da direção da Corporação dos Bombeiros Voluntários de Sendim, Ilídio Rodrigues, lembrou os dois anos de pandemia e a impossibilidade de celebrar a festa do padroeiro, São Sebastião.

“Hoje, graças ao apoio do município de Miranda do Douro, a corporação de bombeiros de Sendim conta com 10 pessoas nas Equipas de Intervenção Permanente (EIP) e mais um operador de central. Ao todo, a associação conta com 21 colaboradores” – Ilídio Rodrigues.

Por sua vez, a presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro, Helena Barril, elogiou o trabalho realizado na corporação de bombeiros de Sendim e explicou que é um dever do município apoiar a criação de novos postos de trabalho, como as Equipas de Intervenção Permanente (EIP), pois estas ações contribuem para a fixação de pessoas no concelho. A autarca adiantou ainda que o município de Miranda do Douro está a preparar o estatuto do bombeiro no concelho.

Para concluir a cerimónia, o presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Bragança disse que o paradigma dos bombeiros está a mudar, frisando que há uma progressiva conversão para o profissionalismo.

HA

Deixe um comentário