Mogadouro: Museu do Território começa a ganhar forma

No passado dia 25 de fevereiro foi assinado um protocolo ente o Município de Mogadouro e o Instituto Politécnico de Bragança (IPB), com o objetivo de criar um novo espaço museológico na vila mogadourense, inspirador e de (re)descoberta do legado cultural material e imaterial, tradições, usos e costumes do território.

“Trata-se de um passo importante para elaborar um projeto museológico do futuro Museu do Território e da Memória. Para o efeito, assinámos um protocolo com o Instituto Politécnico de Bragança (IPB), no passado mês de fevereiro, para dar andamento à iniciativa”, explicou o presidente da Câmara de Mogadouro, António Pimentel.

O autarca mogadourense informou que o imóvel que vai acolher o futuro museu, localizado na zona histórica da vila, junto ao castelo templário, igreja matriz e capela da misericórdia, foi doado por um particular, em 2002, ao município. O espaço será sediado no edifício denominado por “Casa do Doutor Alves”.

“Desde a doação do imóvel, em 2002, que se estabeleceram contatos com a Direção Regional de Cultura do Norte (DRC-N) para elaboração de um projeto para recuperação do imóvel e a sua musealização, só que o mesmo ficou parado no tempo, principalmente nos últimos oito anos”, vincou o autarca social-democrata.

O Museu do Território e da Memória tem como objetivo proporcionar a reflexão sobre a etnografia, arqueologia e história do concelho de Mogadouro e sobre todo o espólio já existente na atual Sala Museu de Arqueologia, que assenta em várias eras cronológicas que vão desde pré-história até ao período romano.

Ambas as entidades intervenientes neste projeto de cooperação, foram representadas na cerimónia pelos seus presidentes, António Pimentel pelo Município de Mogadouro e Orlando Rodrigues pelo IPB.

O IPB já tem no terreno uma museóloga, que começou a delinear o projeto do futuro Museu do Território e da Memória e que pretende ser “inovador” na sua conceção, privilegiando uma componente tecnológica.

“Entendo hoje a museologia como um compromisso social. Começamos pelo estudo da comunidade e, compreendendo o acervo já reunido e conservado pelo município, [pretende-se] acrescentar outras narrativas que sejam complementares à história local. Neste âmbito a comunidade é convocada a ter uma palavra na elaboração deste projeto para se sentir participante neste processo”, explicou a museóloga Emília Nogueiro.

Na opinião desta especialista, há um conceito “inovador” na forma como este museu está a ser pensado para responder às necessidades da comunidade “com um conceito de museologia critica”.

“A autarquia de Mogadouro é inovadora ao privilegiar o projeto museológico em detrimento do projeto arquitetónico, antecipando os serviços técnicos do museólogo em detrimento do projeto arquitetónico, o que vai permitir um maior envolvimento com a comunidade para que esta possa participar na configuração da narrativa do museu”, explicou Emília Nogueiro.

O protocolo de musealização do futuro espaço, em Mogadouro, tem um custo de cerca de 23 mil euros.

De acordo com o município de Mogadouro, o conteúdo deste projeto vai ao encontro do programa e objetivos definidos pela Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) e pretende ser um ponto de interesse e atração de visitantes e turistas.

Fonte: Lusa

Deixe um comentário