Vimioso: Palombar anilha quase 900 aves de 56 espécies diferentes

Quase 900 aves de 56 espécies diferentes foram anilhadas pela organização não governamental Palombar – Conservação da Natureza e do Património Rural, na região de Trás-os-Montes.

Desde que foi criada, em março de 2020, realizaram-se nesta Estação de Anilhagem de Esforço Constante (EAEC), localizada na aldeia de Vila Chã da Ribeira (concelho de Vimioso), 38 sessões de anilhagem científica, durante campanhas que decorreram nos anos de 2020, 2021 e 2022 e no âmbito das quais foram anilhadas 898 aves de 56 espécies de avifauna.

Nesta estação, foram também já dinamizadas várias atividades de sensibilização e educação ambiental, bem como de formação dedicada à anilhagem científica.

A EAEC de Vila Chã da Ribeira está inserida na Zona de Proteção Especial (ZPE) e na Zona Especial de Conservação (ZEC) Rios Sabor e Maçãs da Rede Natura 2000 e encontra-se situada numa área com grande diversidade de avifauna e com habitats essenciais à sua conservação. 

Esta estação ambiental tem como principal objetivo contribuir para o estudo científico das aves que vivem na região.

A organização Palombar informa que quem pretenda saber mais sobre a Estação de Anilhagem de Esforço Constante de Vila Chã da Ribeira estão pode consultar a seguinte ligação:

https://www.palombar.pt/pt/projetos/estacao-de-anilhagem-2020/

HA

Deixe um comentário