Mogadouro: Festival Terra Transmontana privilegia o tradicional

No fim-de-semana de 22 a 24 de julho, o castelo de Mogadouro vai ser o palco do Festival Terra Transmontana, um evento que vai oferecer ao público uma forte componente de música folk e tradicional, com concertos, atuação de grupos de gaiteiros, pauliteiros, caretos, animação de rua, figurantes, tascas, tabernas, artesanato e produtos locais.

De acordo com o município de Mogadouro, o festival é também uma oportunidade para dar a conhecer a gastronomia local e regional, que estará presente nas várias tasquinhas, permitindo assim que todos tenham acesso às iguarias transmontanas.

“O artesanato e os produtos típicos da região também são protagonistas do certame, ocupando alguns dos expositores que o município disponibilizou para o efeito”, lê-se no comunicado.

Segundo a autarquia de Mogadouro, este ano o festival tem como tema a celebração dos 750 anos do foral de Mogadouro, outorgado por D. Afonso III, em 1272.

“Para assinalar esta data estão previstos momentos para honrar a história de Mogadouro, como a palestra com 5 oradores, em que cada um visitará um determinado momento relevante na história do concelho, destacando as pessoas e os acontecimentos mais relevantes”, adiantou a autarquia.

O Festival Terra Transmontana é visto como um evento agregador e uma oportunidade para desenvolver vários setores de atividade no concelho, como são: a cultura, o património, a gastronomia, o artesanato, o turismo e o comércio.

A sessão de inauguração do Festival Terra Transmontana está agendada para as 18H30, da próxima sexta-feira, dia 22 de julho.

No programa do festival, destacam-se os cinco concertos musicais a ser protagonizados na sexta-feira, dia 22 de julho, pelos grupos Trasga e Retimbar.

No sábado, dia 23 de julho, sobem ao palco os agrupamentos Músicas na Raya, Pé na Terra e Galandum Galundaina.

Finalmente, no Domingo, dia 24, o grande destaque vai para o desfile etnográfico.

HA

Deixe um comentário