Miranda do Douro: Visita guiada, degustação e concerto na Concatedral

No próximo sábado, dia 15 de outubro, a Concatedral de Miranda do Douro vai ser o monumento em destaque do programa “Celebração do Património a Norte”, com a apresentação de uma visita guiada e interativa, seguida de uma prova gastronómica do cordeiro mirandês e um concerto musical de António Chaínho.

O objetivo deste programa idealizado pela Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN), em parceria com as autarquias e as instituições eclesiásticas é divulgar o património do norte de Portugal e assim fomentar o interesse da população residente e a captação de novos públicos turístico-culturais.

Em Miranda do Douro, a programação contempla uma visita guiada e interativa à concatedral, com o propósito de saber mais sobre este monumento cuja construção se iniciou em 1552, por ordem do rei D. João III.

Nesta visita à concatedral, o público será também presenteado com uma prova gastronómica de um prato tipicamente mirandês: o guisado de canhono no pote.

Após a prova de degustação, segue-se o concerto do músico e fadista António Chaínho.

Programa na Concatedral de Miranda do Douro 
17h00 – Lançamento das visitas
17h30 – Património em Prova, Partilha e Degustação com chefe Renato Cunha
19h00 – Concerto de António Chainho

O projeto “Celebração do Património a Norte” está a realizar-se em seis espaços patrimoniais, cinco dos quais classificados como monumentos nacionais.

São eles: a concatedral de Miranda do Douro; a sé velha de Bragança, o mosteiro de Santa Maria de Salzedas, em Tarouca; o mosteiro de Arouca; a igreja matriz de Sambade, em Alfândega da Fé; e o mosteiro de Santa Maria de Pombeiro, em Felgueiras.

Para Laura Castro, Diretora Regional da Cultura do Norte, “O ciclo de eventos Património a Norte oferece uma programação cultural em rede. Dinamizar estes extraordinários espaços patrimoniais através da criação cultural tem por objetivo atrair novos públicos à região e gerar curiosidade pela oferta cultural e patrimonial do norte de Portugal”.

O projeto «Arte e Cultura em Circulação… pelo Património» | NORTE é promovido pela Direção Regional de Cultura do Norte, em parceria com os municípios locais, representando um investimento aproximado de 300 mil Euros, cofinanciado pelo Programa Norte 2020, através do FEDER.

HA

Deixe um comentário