Miranda do Douro: Música tradicional discutida em congresso

Nos dias 14 e 15 de outubro, Miranda do Douro vai acolher o Congresso Internacional Termus – Territórios Musicais, um evento que assinala o encerramento de um projeto transfronteiriço, de recolha e preservação da música tradicional do planalto mirandês e da província espanhola de Zamora.

De acordo com a diretora do Museu da Terra de Miranda, Celina Pinto, o congresso ibérico que vai decorrer no auditório municipal de Miranda de Douro é uma oportunidade para promover o debate, a reflexão e a promoção da música tradicional da raia hispano-portuguesa, ao mesmo tempo que permite expor os resultados do trabalho da investigação.

“O projeto Internacional Termus- Territórios Musicais decorreu ao longo de três anos. A primeira fase do projeto consistiu na investigação e a recolha de informações no terreno. Seguiu-se a publicação dos cancioneiros, a aquisição de instrumentos musicais e de equipamentos multimédia, os workshops de dança, o festival e concluímos agora o projeto com o congresso”, explicou.

Segundo um comunicado, o projeto Termus – Territórios Musicais teve por objetivo a recuperação, conservação e valorização da música tradicional e popular do planalto mirandês e da província de Zamora (Espanha), através da recolha de testemunhos orais, que atestam a memória e a diversidade musical deste território.


Anteriormente, nos dias 7 e 8 de outubro, o Museu de Etnologia de Castela e Leão, em Zamora, recebeu este Congresso Internacional.

Na perspetiva de Celina Pinto, a cooperação transfronteiriça entre o Museu da Terra de Miranda e o Museu de Etnologia de Castela e Leão (Zamora) foi um sucesso, o que leva as duas entidades a planear uma nova candidatura conjunta a fundos europeus.

Termus – Territórios Musicais é um projeto de cooperação transfronteiriça, financiado pelo INTERREG VA Espanha-Portugal (POCTEP) e desenvolvido em parceria, pelo Museu da Terra de Miranda e pelo Museu de Etnologia de Castela e Leão (Zamora).

Segundo a diretora do Museu da Terra de Miranda, o Congresso Internacional TERMUS- Territórios Musicais agendado para os dias 14 e 15 de outubro, dirige-se a todas as pessoas interessadas pela música tradicional.

“Os oradores portugueses e espanhóis são personalidades com experiência e conhecimento na área da música tradicional desta região. Por isso, ao longo do congresso pretendemos desenvolver reflexões, análises, debates e críticas sobre a música tradicional da raia”, concretizou.

Na tarde de sábado, dia 15 de outubro, o programa do congresso prevê a realização de workshops de construção de instrumentos e workshops de dança, com o propósito de promover e divulgar a música tradicional.

PROGRAMA (dias 14 e 15 outubro)
CONGRESSO INTERNACIONAL TERMUS- Territórios Musicais - A tradição musical em contexto raiano

14 outubro

Manhã (Auditório municipal)

9h30 Receção dos convidados Miniauditório Municipal

10h00 – Abertura Dr. Miguel Areosa Rodrigues (DRCN)

Celina Pinto (Museu da Terra de Miranda) e José Luís Calvo (Museu Etnográfico de Castilha e León) – Apresentação do catálogo TERMUS – Territórios Musicais

10h30 – Mário Correia – Nós e Vós daqui e dali

11h00 – Pablo Carpinteiro – “As gaitas mais antigas do noroeste. Um modelo de datação pelos desgastes e a sua comprobação com probas do carbono 14.”

11h30 – Javier Montes e Ángel Paez – Los instrumentos tradicionales de La Raya: construcción y catalogación.

12 h30 – Debate

13h00 – Almoço

Tarde – Praça D. João III

14h30 – Lérias Associação Cultural

Gaiteiros da Lérias

Workshop de dança


15 outubro

Manhã (Auditório municipal)

9h30 Inicio de trabalhos

10h00 -Alberto Jambrina Leal – “Kurt Schindler, García Matos, Ernesto Veiga de Oliveira y las Alvoradas de Trás Os Montes, Sanabria, Carballeda, Aliste.”

10h30- Ricardo Santos – Territórios Musicais – Instrumentos e práticas nos ritmos da mudança

11h00 – Napoleão Ribeiro – “Os Zés Pereiras: uma cultura musical entre Portugal e a Galiza”.

11h45 – Lenice Leite – “A gaita de foles: legado hispano-português difundido pela prática dos Zés Pereiras em Portugal”

12h30 – Debate

13h00 – Almoço

Tarde (Praça D. João III)

Workshop de construção de instrumentos

Célio Pires – Construção de gaitas de foles

Henrique Fernandes – Construção de palhetas

Dança das fitas Workshops de dança

Pauliteiras Workshops de dança

HA

Deixe um comentário