Miranda do Douro: Malhadas acolhe concurso de bovinos de raça mirandesa

O município de Miranda do Douro vai dinamizar nesta sexta-feira, dia 24 de junho, em Malhadas, o Concurso Concelhio de Bovinos de Raça Mirandesa e Luta de Touros 2022, um certame que tem como propósito reunir todos os criadores do concelho.

Segundo um comunicado da autarquia, o concurso vai iniciar-se às 10h00 da manhã, seguido da entrega de prémios. Às 13h30, realiza-se um almoço-convívio entre todos os criadores. E às 17h00, está programada uma luta de touros.

Neste encontro, as entidades organizadoras do evento procuram incentivar e apoiar os criadores destes animais, cuja carne de qualidade, está registada com denominação de origem protegida (DOP).

Recorde-se que para além da carne, os bovinos de raça mirandesa fazem parte da história desta região, já que durante séculos esta raça foi a força motriz dos trabalhos no campo e o sustento de muitas famílias rurais.

Esta espécie tem um património genético único e os seus animais distinguem-se pela destreza, energia e bravura, o que é uma mais valia o momento da sua comercialização.

De acordo com a organização, o concurso tem como missão final enaltecer a raça bovina mirandesa e assegurar que estes animais continuam a usufruir de condições sobrevivência de qualidade, pois são um fator importante na revitalização do mundo rural.

O Concurso Concelhio de Bovinos de Raça Mirandesa e Luta de Touros 2022 é uma parceria entre o município de Miranda do Douro e a ACBRM – Associação de Criadores de Bovinos de Raça Mirandesa, sob a orientação técnica da Direção Geral de Alimentação e Veterinária e da Direção Regional de Agricultura de Trás-os-Montes.

HA

Deixe um comentário