Miranda do Douro: Portugal e África do Sul realizaram um estágio na piscina coberta

A piscina municipal coberta de Miranda do Douro foi o local de estágio das seleções femininas, de polo aquático, sub-19, de Portugal e da África do Sul, nos dias 21 e 22 de junho, uma estadia que permitiu promover a modalidade nesta região.

O estágio das seleções femininas sub-19, de Portugal e da África do Sul, decorreu nos dias 21 e 22 de junho, na piscina coberta de Miranda do Douro.

O selecionador nacional de pólo aquático, António Carvalho, mostrou-se muito agradado com as condições oferecidas pelo município de Miranda do Douro, para a realização do estágio.

“Encontrámos uma piscina coberta para podermos treinar com total disponibilidade de horário. Também nos foi dada a oportunidade de realizar alguns exercícios no estádio municipal Santa Luzia. E sobre o transporte, a logística, a estadia e a alimentação tudo esteve perfeito”, disse.

Sobre a realização do estágio em Miranda do Douro, o selecionador nacional de polo aquático, sublinhou que a deslocalização dos grandes centros é também um modo de promover a modalidade.

“Um dos objetivos com a realização deste estágio, em Miranda do Douro, é dar a possibilidade aos jovens de ver e apreciar um jogo de pólo aquático. Depois, a promoção da modalidade é um trabalho que tem que ser desenvolvido pelas próprias autarquias e pelos clubes locais” – António Carvalho.

Quanto ao estágio bilateral com a seleção sul-africana, António Carvalho, disse que este estágio serve de preparação para o campeonato da Europa, que vai realizar-se em Israel, entre os dias 3 a 11 de julho.

“No campeonato da Europa vão competir 18 equipas. Inicialmente, vamos disputar uma fase de grupos. E mediante a classificação alcançada nessa fase de grupos, vamos tentar alcançar a melhor classificação possível. Em 2019, ficámos em 14º lugar. Este ano, o nosso objetivo é fazer melhor e conseguir a melhor representação portuguesa de sempre”, adiantou.

A capitã da seleção portuguesa, de sub-19, Carolina Magano disse que começou a praticar a modalidade com nove anos, inspirada pelo exemplo da mãe, que também era praticante de polo aquático.

A capitã portuguesa destacou que a prática do polo aquático, para além de incutir nos jovens o gosto pela prática desportiva, desenvolve também valores como o espírito de equipa e a amizade.

“No jogo de polo aquático, aprecio sobretudo a oportunidade de trabalharmos todas juntas para o mesmo objetivo”, Carolina Magano.

Nestes dois dias de estágio, a seleção portuguesa e a seleção sul-africana ficaram alojadas nas instalações do Centro de Formação de Malhadas, tendo o transporte e a alimentação sido assegurados pelo município de Miranda do Douro.

Sobre a realização de mais um estágio das seleções nacionais em Miranda do Douro, o vice-presidente do município, Nuno Rodrigues, referiu que isso se deve ao trabalho realizado pelos técnicos de desporto da autarquia, que procuram estabelecer contatos, permanentes, com as várias federações desportivas.

Recorde-se que anteriormente, de 17 a 20 de maio, Miranda do Douro foi também o local de estágio da seleção nacional de Natação Artísitica. E após esta passagem por Miranda do Douro, o município decidiu proporcionar aulas de natação artística na piscina municipal coberta.

Ainda a propósito da estadia das seleções nacionais em Miranda do Douro, o vice-presidente do município, Nuno Rodrigues, sublinhou que esta estratégia visa promover as várias modalidades desportivas no concelho e, simultaneamente, dar visibilidade e promover o turismo na cidade e no concelho.

“A realização destes estágios desportivos em Miranda do Douro dá às seleções nacionais a oportunidade de conhecerem a cidade. Frequentemente, nestas estadias as atletas são acompanhadas pelos seus familiares e amigos. Por isso, o investimento que o município realiza no acolhimento às jovens seleções nacionais, acaba por ter retorno com a visibilidade e a promoção do nosso concelho e também da região” – Nuno Rodrigues.

Deixe um comentário