Algoso: Festa de São João é uma antiga tradição

Algoso vai voltar a celebrar a festa em honra de São João Batista, nos dias 24 e 25 de junho, com um programa religioso e musical, no qual se destaca o peditório pela aldeia, a missa e a procissão e vários momentos de convívio, como é a já tradicional sardinhada comunitária.

A festa em honra de São João vai começar na manhã de sexta-feira, dia 24 de junho, com o peditório pela aldeia, ao som dos gaiteiros de Santulhão.

Às 14h00 vai celebrar-se a missa em honra de São João Batista, seguida de procissão.

Refira-se que a festa de São João é celebrada com muita devoção em Algoso. A existência de uma capela dedicada ao santo, datada do século XVII, junto à qual está uma fonte cujas águas são consideradas milagrosas, são as razões pelas quais a população local vive esta festividade com muito zelo e alegria.

Ainda sobre esta fonte santa, reza a história que Algoso era ponto de passagem obrigatório para os peregrinos que percorriam o Caminho de Santiago. E ao passarem por Algoso, com os pés doridos, iam lavá-los à fonte santa de S. João, aproveitando este local para curar as feridas e para descansar.

O programa da festa deste ano vai continuar na tarde de sexta-feira, com a animação musical dos gaiteiros de Santulhão. E à noite, o arraial vai estar a cargo do artista Almor Santos.

No sábado, dia 25 de junho, a comissão de festas vai proporcionar a população local e visitantes a já tradicional sardinhada comunitária, às 20h00, no largo de São Roque.

E a festa deste ano vai concluir-se com o arraial protagonizado pela Banda Jota.

HA

Deixe um comentário