Miranda do Douro: Hardança levam música e companhia à população de Ifanes

No próximo Domingo, dia 29 de maio, o grupo de música tradicional “Hardança”, vai à aldeia de Ifanes, animar musicalmente o serão no âmbito dos concertos de primavera, que o município de Miranda do Douro está a promover para levar a atividade cultural às várias aldeias do concelho.

Após os Concertos de Primavera realizados em Palaçoulo, Genísio, São Martinho, Malhadas, Vila Chã da Braciosa e Sendim, agora é a vez de Ifanes, receber um serão musical que vai realizar-se na igreja paroquial, este Domingo, às 21h30.

O concerto em Ifanes vai ser interpretado pelo grupo musical “Hardança”.

De acordo com Fabíola Mourinho, a compositora e vocalista do grupo, os “Hardança” eram um sonho antigo, que começou a realizar-se em 2019.

Com a pandemia, o recém-formado grupo teve que enfrentar as dificuldades da ausência de concertos e do contato com o público.

O reportório musical dos Hardança incluiu sobretudo temas originais, cantados em português e mirandês e outros temas provenientes do Cancioneiro Tradicional Mirandês.

“Os temas originais estão muito ligados às minhas vivências de infância e de juventude, às festividades locais e às raízes mirandesas”, indicou.

Uma das músicas mais conhecidas dos “Hardança” é o tema “Daqui não saio, daqui ninguém me tira”, composto em fevereiro de 2020, para o Dia Internacional dos Museus.

“Foi um tema publicitado nas redes sociais e que alcançou uma grande notoriedade”, lembrou.

Do reportório musical dos “Hardança” destacam-se ainda os temas: “As froles de las arribas”, que ganhou o festival da Canção, em Miranda do Douro. E o tema de Natal, “Nasceu o Menino”.
Letra e Música: Fabíola Mourinho | Intérpretes: Bruno Berça; Fabíola Mourinho; Licínio Castro

O grupo “Hardança” é constituído por Fabíola Mourinho, guitarrista, compositora e intérprete; por Bruno Berça, na percussão (gaita-de-foles, caixa e bombo); e Licínio Castro, na viola.

O nome “Hardança” é uma palavra mirandesa, que significa “herança”. Segundo Fabíola Mourinho, este nome foi escolhido para agradecer a herança cultural da Terra de Miranda.

«A “hardança” ou “herança” é o que nos define. Nós cantamos as memórias que nos nossos avós e os nossos pais nos transmitiram, explicou.

Sobre a participação dos “Hardança” no Concerto de Primavera, em Ifanes, no próximo Domingo, Fabíola Mourinho mostrou-se radiante com a oportunidade de participar nesta iniciativa do município de Miranda do Douro, que tem como propósito oferecer um serão musical às populações das aldeias do concelho.

“Esta iniciativa é excelente! Por vezes, as pessoas que vivem nas aldeias estão muito isoladas, têm dificuldade em deslocar-se a Miranda do Douro e vivem até esquecidas. Ao realizar estes serões musicais nas aldeias, estamos não só a proporcionar-lhes a oportunidade de usufruir da música, mas também de viver um momento de encontro e de partilha com outras pessoas”, afirmou.

HA

Deixe um comentário