Miranda do Douro: Festival “Simbiose” põe em destaque as máscaras, os cantares e os pauliteiros

Nos dias 27 e 28 de maio, Miranda do Douro e Duas Igrejas vão acolher o Festival Simbiose, um evento que pretende realçar os elementos identitários que caracterizam o nordeste transmontano, como são as máscaras de inverno, os cantares tradicionais e a dança dos pauliteiros.

De acordo com Ana Carvalhosa, da cooperativa Circolando, o festival “Simbiose” visa criar uma programação, em rede, entre os municípios de Miranda do Douro, Macedo de Cavaleiros e Vinhais, que reflitam o património material e imaterial do nordeste transmontano.

Nesta região, destacam-se elementos identitários como são os pauliteiros, os gaiteiros, os bombos, os cantares e rituais ou as máscaras e os caretos.

“O grande desafio deste projeto foi criar um espetáculo que traduzisse a identidade deste território e que unissse estes três concelhos”, disse.

O festival é dinamizado pela cooperativa Circolando e a empresa Onde Amarela em colaboração com as associações locais. Em Miranda do Douro, o trabalho foi desenvolvido com o grupo de pauliteiros de Duas Igrejas e com o grupo de cantares de Duas Igrejas e envolve cerca de 60 pessoas.

A partir das tradicionais festas de inverno, dos rituais dos mascarados e da dança dos pauliteiros, a Circolando criou o espetáculo “Percurso Nordeste” que visa refletir sobre estas festividades e como podem ser no futuro.

O espetáculo é constituído por três partes e inclui momentos de teatro, dança, vídeo e música. Inicialmente, vai ser apresentada uma conferência ficção, com humor, sobre a origem das máscaras e o seu futuro. Esta conferência vai ter a participação do grupo de cantares de Duas Igrejas.

Após a conferência, segue-se um cortejo pelas ruas de Miranda do Douro até ao castelo.

Chegados ao interior do castelo de Miranda do Douro, aí vai realizar-se um ritual com a dança dos pauliteiros, protagonizado pelo grupo de pauliteiros de Duas Igrejas, que vão encerrrar a festa.

No dia seguinte, sábado, dia 28, este espetáculo “Nordeste” vai ser apresentado em Duas Igrejas, às 18h00, na antiga estação ferroviária e vai concluir-se junto à associação dos pauliteiros locais.

Após a estreia em Miranda do Douro, o espetáculo “Nordeste” vai ser apresentado em Macedo de Cavaleiros, nos dias 10 e 11 de junho. E Vinhais recebe o espetáculo a 11 e 12 de julho.

A 10 de setembro, o Festival Simbiose regressa a Miranda do Douro, desta vez com o projeto Folia, promovido pela empresa Onda Amarela e que vai apresentar um espetáculo de música, dança e vídeo.

O Festival Simbiose é apoiado pelo programa Norte 2020 e visa dinamizar a oferta cultural, envolvendo a participação das comunidades locais.

HA

Deixe um comentário