Miranda do Douro: Antigos alunos do colégio de São José conviveram no Naso

Os alunos do antigo colégio de São José, em Miranda do Douro, voltaram a promover um encontro convívio, no passado dia 19 de agosto, no santuário de Nossa Senhora do Naso, onde participaram na eucaristia e confraternizaram num jantar convívio.

Os alunos do antigo colégio de São José reuniram-se no santuário de Nossa Senhora do Naso.

Recorde-se que o antigo colégio começou a lecionar em Miranda do Douro, no ano de 1955 e funcionou até 1970, no atual edifício da ex-UTAD.

De acordo com o antigo aluno, Augusto Fernandes, o primeiro encontro convívio do colégio de São José, realizou-se em setembro de 1996 e reuniu então, 177 pessoas.

“Desde então, os encontros têm sido regulares e são promovidos, anualmente, pelas mordomias encarregadas de organizar o encontro”, explicou.

Após dois anos de interrupção por causa da pandemia, os antigos alunos do externato de São José voltaram a encontrar-se, desta vez, no santuário de Nossa Senhora do Naso.

O encontro iniciou-se com a celebração da eucaristia, presidida pelo padre Manuel Marques, que felicitou os participantes pelo “bom hábito” de confraternização entre os antigos alunos.

Após a missa realizou-se um jantar-convívio no recinto do Santuário de Nossa Senhora do Naso.

Atualmente, os antigos alunos vivem em diferentes regiões do país, desde Miranda do Douro, Porto, Lisboa e outras localidades.

Rogério Martins é um dos antigos alunos do colégio de São José de Miranda do Douro, onde concluiu o 5º ano (atual 9º). Depois prosseguiu os estudos em Bragança. Sobre o significado do encontro-convívio dos antigos alunos, Rogério Martins, disse que é sempre bom voltar à terra e rever os amigos.

Por sua vez, Urbano Raposo, relembrou que estudou no colégio de São José, entre 1958 a 1962. Sobre o colégio expressou que sente saudades daquele tempo e ao mesmo tempo alegria por rever os antigos colegas.

“Naquela altura, embora as turmas fossem mistas, com rapazes e raparigas, o diretor exigia a separação nos recreios”, recordou.

Margarida Franqueira foi aluna do colégio de São José em 1960 e recordou que a escola naquele tempo era uma felicidade.

“Para nós, jovens, foi uma época muito feliz. Relembro que viemos com os nossos pais para Miranda do Douro, pois eles vieram trabalhar na construção da barragem. E aqui encontrámos tudo: o colégio, a igreja, os amigos que vieram de vários regiões do país e até do estrangeiro. E tornámo-nos tão amigos, que hoje continuamos a encontrar-nos” – Margarida Franqueira.

Após viver muitos anos no Porto, Margarida Franqueira decidiu regressar há quatro anos ao concelho de Miranda do Douro, para residir em Cércio.

Por sua vez, a companheira de colégio, Gina Sales, expressou a sua alegria pelo reencontro dos antigos alunos. E sobre o tempo de estudante no colégio de São José, a ex-aluna sublinhou que a pedagogia na década de 1960 dava muita importância à educação e às regras.

“Foi graças à disciplina vivida no colégio de São José, como a obrigatoriedade de estudar e obter boas notas, que acabamos também por desenvolver sólidos valores morais”, disse.

A par dessa exigência, a antiga aluna acrescentou que a instituição proporcionou-lhes a construção de grandes amizades que permanecem até hoje.

HA

Deixe um comentário