Miranda do Douro: Famidouro renovada atraiu muito público à cidade

No dia 21 de agosto encerrou, em Miranda do Douro, a XXIV Famidouro – feira de Artesanato, um evento que atraiu uma grande afluência de espanhóis e emigrantes à cidade, para conhecer os produtos artesanais que se fabricam no concelho como são as capas d’honra mirandesas, as navalhas de Palaçoulo ou os talhicos mirandeses.

As Pauliteiras da associação Mirandanças encerraram a XXIV edição da Famidouro – Feira de Artesanato.

De 12 a 21 de agosto, a XXIV edição da Famidouro foi organizada pela nova direção da Associação Comercial e Industrial de Miranda do Douro (ACIMD), que teve a preocupação de dar melhores condições logísiticas aos artesãos para exposição e venda dos seus artigos.

De acordo com o presidente da ACIMD, Bruno Gomes, a avenida Aranda del Duero esteve mais bonita, enfeitada e iluminada e as barraquinhas mais atrativas.

“Com esta envolvência pretendeu-se que os clientes tivessem mais gosto em estar na feira. Tradicionalmente a Famidouro é um evento muito visitado pelas pessoas, pela sua localização entre a zona histórica e a zona nova da cidade” – Bruno Gomes.

Outras razões indicadas para o sucesso da feira é a data da sua realização, a meio do mês de agosto, em que muitas pessoas estão de férias, como é o caso dos emigrantes e turistas.

Na edição deste ano da Famidouro estiveram presentes 54 artesãos de vários ofícios: desde os trabalhos em madeira, cutelaria, instrumentos musicais, trabalhos em burel, granito e também produtos regionais como a bola doce mirandesa e o folar, entre outros.

Aquando a inuguração da feira deste ano, o vereador do município de Miranda do Douro, Vitor Bernardo, reconheceu a importância do artesanato como factor de atração de visitantes e dinamismo económico do concelho.

Ao longo dos 10 dias do certame foram organizadas várias atividades, como o concerto de Daniel João e da Banda Filarmónica Mirandesa, os insufláveis para as crianças, o festival de folclore da Mirandanças, as atuações dos vários grupos de Pauliteiros dos concelho, as exibições de futebol freestyle, as mostras gastronómicas do showcooking e a prova de vinhos.

De 17 e 21 de agosto, a Famidouro – Feira de Artesanato beneficiou também com o arranque das Festas da Cidade, que trouxe muitas pessoas a Miranda do Douro, para assistir aos concertos ao final do dia.

Do lado dos artesãos, Sérgio Pires, fabricante de móveis mostrou-se agradado com a afluência de pessoas à feira: portugueses, espanhóis e franceses, que apreciaram as suas novidades, como as mesas em resina, as tábuas de mesa e os talhicos mirandeses.

Numa exposição próxima, Sofia Morais referiu que os artigos em burel chamaram muito à atenção dos visitantes, sobretudo dos vizinhos espanhóis.

“As capas d’honra e as capas de senhora são muito procuradas pelos espanhóis”, disse.

Do lado do público, a visitante espanhola, Mercedes Campo, vinda de Zamora confirmou que o que mais gostou na feira foram as antigas capas d’honra mirandesas.

Por sua vez, o espanhol, Miguel Ferreira, residente em Salamanca, disse que já não visitava Miranda do Douro há dois anos, por causa da pandemia. Sobre a visita disse que passou uma tarde muito agradável na cidade e na XXIV edição da Famidouro apreciou sobretudo os trabalhos em couro.

Já o francês, Carlos, emigrante de Duas Igrejas, mostrou-se muito agradado com a feira de artesanato e gostou especialmente dos artigos de cutelaria.

O encerramento da XXIV Famidouro – Feira de Artesanato ocorreu no Domingo, dia 21 de agosto, com a atuação das Pauliteiras e dos Pauliteiricos da associação Mirandanças.

Neste encerramento, o presidente da ACIMD, Bruno Gomes, indicou que após consultar vários artesãos, a feira deste ano correu bem.

“Houve uma grande afluência de pessoas e os visitantes apreciaram a nova imagem da feira, Sobre as vendas, dentro das condicionantes económicas, como é o caso da crise económica e a inflação, os expositores acabaram por realizar alguns negócios”, indicou.

Para o sucesso do certame, Bruno Gomes sublinhou a mais-valia de realizar simultaneamente a Famidouro, as atuações dos pauliteiros e as Festas da Cidade, eventos que atraíram mais público a Miranda do Douro.

“Mais uma vez confirmámos que as danças dos pauliteiros despertam o interesse de todas as pessoas, sejam eles, crianças, jovens, adultos, portugueses e estrangeiros”, disse.

Já a pensar na próxima edição da Famidouro – Feira de Artesanato, o presidente da ACIMD, adiantou que no decorrer da feira foi realizado um inquérito juntos dos artesãos sobre os aspetos a melhorar no certame.

“Recebemos várias críticas e sugestões por parte dos artesãos para que no próximo ano, a Famidouro – feira de Artesanato, decorra ainda melhor”, concluiu.

HA

Deixe um comentário