Miranda do Douro: Missa e procissão encerraram as Festas da Cidade

Concluíram-se este Domingo, dia 21 de agosto, as Festas da Cidade de Miranda do Douro, com a celebração da Eucaristia na concatedral e a procissão em honra de Santa Bárbara.

A procissão em Honra de Santa Bárbara percorreu a zona histórica da cidade de Miranda do Douro.

A celebração religiosa realizou-se às 17h00 e registou uma grande afluência de pessoas, que após dois anos de interrupção por causa da pandemia, tiveram novamente a oportunidade de participar na procissão dos santos padroeiros pelas ruas da zona histórica da cidade.

Na homília da Missa, o padre Manuel Marques, pároco de Miranda do Douro começou por dizer que Deus é para todos.

Contudo, o sacerdote numa alusão à imagem da “porta estreita” utilizada por Jesus no Evangelho deste Domingo, alertou que, amiúde, as riquezas, os apegos, afeições desordenadas e o egoísmo dificultam a comunhão com Deus.

“Quando deixamos que o centro da nossa vida seja Deus, aí sim, vemos milagres na nossa vida”, disse.

Ainda assim, o pároco de Miranda do Douro reconheceu que o caminho da verdadeira felicidade é difícil, pois exige uma permanente atenção e vigilância.

“Deus é a única Pessoa que sacia a nossa sede de sentido e felicidade. E como Pai que é, Deus corrige aqueles que ama. E nós, também devemos corrigir-nos uns aos outros e ajudarmo-nos mutuamente a crescer”, disse.

O padre Manuel Marques ensinou que os verdadeiros amigos não são aqueles que somente nos elogiam.

“São aqueles que nos chamam à atenção e nos corrigem”, disse.

Após a Missa, realizou-se a tradicional procissão com os vários andores dos santos padroeiros pelas ruas da zona histórica da cidade, acompanhados musicalmente pela Associação Filarmónica Mirandesa.

A par do encerramento das Festas da Cidade, neste Domingo, dia 21 d agosto, concluiu-se também a XXIV edição da Famidouro – Feira de Artesanato, com a atuação das Pauliteiras e dos Pauliteiricos, da associação Mirandanças.

No Largo do Castelo, coube ao grupo musical Calhambeque encerrar as festividades deste ano.

HA

Deixe um comentário