Miranda do Douro: 477 anos de diocese trazem cimeira internacional de música sacra

No Domingo, dia 22 de maio, a cidade de Miranda do Douro assinalou os 477 anos de elevação a sede de diocese, uma celebração que contou com a presença do administrador diocesano, Monsenhor Adelino Paes, e durante a qual foi apresentada a cimeira internacional de música sacra, que se vai realizar no próximo mês de novembro.

A procissão de estandartes na comemoração dos 477 anos de elevação de Miranda do Douro a sede de diocese. (HA)

O 477º aniversário da elevação de Miranda do Douro a sede de diocese começou, na manhã de Domingo, com o repique dos sinos de todas as igrejas da cidade. Seguiu-se depois o toque de alvorada com trompetes nos torreões da concatedral e uma arruada pelas ruas da cidade.

Ao início da tarde (14h30) houve uma concentração de estandartes junto à sede de freguesia de Miranda do Douro, para depois iniciar a procisssão, ao som da Banda Filarmónica dos Bombeiros Voluntários de Mogadouro, até à concatedral.

Às 16h00, iniciou-se a celebração da Eucaristia, presidida pelo administrador diocesano, monsenhor Adelino Paes. Na homília, o sacerdote, natural de Picote, elogiou a tenacidade e resiliência do povo mirandês e felicitou o município por assinalar a data histórica, do 477º aniversário de elevação de Miranda a sede de diocese.

Recorde-se que a 22 de Maio de 1545, o Papa Paulo III, a pedido do Rei D. João III, criou a diocese de Miranda do Douro, constituída pelos arciprestados de Miranda do Douro, Bragança, Lampaças, Mirandela e Monforte.

Após a celebração da Eucaristia, houve um concerto de música sacra no antigo paço episcopal de Miranda do Douro, interpretado pelo Serviço de Música Sacra de São Roque, Lisboa.

A comemoração dos 477 anos de elevação de Miranda do Douro a sede da diocese encerrou com a apresentação da “Cimeira Internacional de Música Sacra – Perspectivas para o Século XXI”.

Referindo-se ao evento, agendado para os dias 11, 12 e 13 de novembro de 2022, a presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro, Helena Barril, mostrou-se esperançada que “a cimeira dedicada à música sacra venha trazer dignidade à cidade e a toda a diocese”.

Por sua vez, o administrador diocesano de Bragança-Miranda, monsenhor Adelino Paes, expressou o seu entusiasmo com a realização da cimeira dedicada à música sacra e revelou que a diocese é parceira na realização deste evento em Miranda do Douro.

“A música sacra tem um valor extraordinário dado que eleva-nos para Deus”, disse.

O organista titular da Concatedral, Rui Valdemar, informou que a Cimeira Internacional de Música Sacra – Perpetivas para o Século XXI vai contar com a participação de oradores, conferencistas e participantes provenientes de Espanha, França, Itália, Alemanha e Inglaterra.

“Miranda do Douro tem investido muito na cultura e na música tradicional . E agora junta-se-lhe também a música sacra”, concluiu.

A comemoração do 477º aniversário da elevação de Miranda a sede de diocese foi uma inciativa do Município de Miranda do Douro, através da Casa de la Música Mirandesa, em cooperação com as três Unidades Pastorais do concelho – Santa Maria Maior, Santíssima Trindade e Nossa Senhora da Visitação e com o apoio do Museu da Terra de Miranda.

HA

Deixe um comentário