Vimioso: I Torneio transfronteiriço despertou o interesse pelo basquetebol

Realizou-se no passado Domingo, dia 22 de maio, o I Torneio Transfronteiriço de Basquetebol, em Vimioso, uma competição que juntou 230 jovens atletas, portugueses e espanhóis, num dia de convívio e de prática desportiva no pavilhão multiusos de Vimioso.

O I Torneio Transfronteiriço de Basquetebol realizou-se no Domingo, dia 22 de maio, em Vimioso e colocou em competição 230 jovens atletas. (HA)

Cristina Miguel, chefe de gabinete da Câmara Municipal de Vimioso, mostrou-se radiante ao ver o pavilhão multiusos de Vimioso, repleto de juventude a praticar uma modalidade inexistente no concelho, como é o basquetebol.

“É uma alegria muito grande ver este moderno pavilhão multiusos acolher um torneio internacional de basquetebol! Recordo que habitualmente, o pavilhão multiusos é utilizado para a realização de eventos socioculturais e para a prática do futsal nos escalões de formação e nos séniores” – Cristina Miguel, Chefe de Gabinete da Câmara Municipal de Vimioso.

A par do torneio, no decorrer da manhã de Domingo, realizou-se também no antigo pavilhão de Vimioso, um treino aberto de basquetebol, destinado às crianças e jovens do concelho Vimioso, com o objetivo de incutir-lhes o conhecimento e o gosto pela modalidade.

“O torneio transfronteiriço de basquetebol foi uma grande oportunidade para despertar nos nossos jovens o gosto por esta modalidade”, justificou Cristina Miguel.

No I Torneio Transfronteiriço de Basquetebol participaram oito equipas masculinas e 7 equipas femininas, dos escalões sub 14 e sub 16.

Do lado português competiram os seguintes clubes: Guarda, Vila Real, Estrelas Brigantinas e Mirandela. E de Espanha, marcaram presença, em Vimioso, os clubes Corazón de Maria, o Clube Baloncesto de Zamora, Zamarat e La Bañeza (Astorga).

O presidente da Associação de Basquetebol de Bragança, Marcelino Martins, lembrou que após a tomada de posse da nova direção da associação, em novembro de 2021, um dos grandes objetivos definidos é o de ter mais equipas e atletas a praticar basquetebol, no distrito de Bragança.

“A vila de Vimioso foi o local escolhido para a realização deste torneio, porque aqui ainda não existem equipas de basquetebol. E é esse o nosso propósito: levar o basquetebol onde ainda não é praticado no distrito de Bragança” – Marcelino Martins, presidente da Associação de Basquetebol de Bragança.

O presidente da Associação de Basquetebol de Bragança informou ainda que a autarquia vimiososense mostrou uma “enorme disponibilidade e proporcionou um caloroso acolhimento, o que perspetiva que este primeiro torneio transfronteiriço poderá ser o primeiro de muitos”, avançou.

Segundo Marcelino Martins, o convite dirigido às equipas espanholas para participar nesta competição faz todo o sentido, dada a maior proximidade geográfica a Espanha.

“Este encontro ibérico é também uma excelente oportunidade para que os jovens portugueses evoluam na prática do basquetebol, aproveitando para competir e aprender com os jovens espanhóis que estão mais evoluídos nesta modalidade”, disse.

Tiago Silva, treinador de basquetebol, sugeriu que no interior do país dado o despovoamento e a falta de crianças e jovens para constituir equipas como é o caso do futebol de 11, o basquetebol, onde são necessários apenas cinco jogadores por equipa, pode ser uma boa aposta.

“Sim, o basquetebol pode ser uma boa escolha, dado que as equipas de basquetebol são constituídas por cinco jogadores de campo. E nos escalões mais jovens há equipas de 3 contra 3 ou 4 contra 4”, indicou.

Sobre a participação da equipa espanhola Corazón de Maria no torneio transfronteiriço, o treinador, Manuel Yeboles, disse que o mais importante é dar novas oportunidade às jovens jogadoras.

“O mais importante nestes torneios é proporcionar aos jovens momentos de convívio e o conhecimento de outras equipas e realidades. Na competição se conseguirem ganhar os jogos melhor ainda!” – Manuel Yeboles, treinador espanhol.

Para as jovens jogadoras espanholas da equipa Corazón de Maria, o mais importante nestes torneiros é a oportunidade de estarem juntas e de conhecer novas pessoas e novas localidades.

Por sua vez, o treinador da equipa da Guarda, Gabriel, salientou que nestas idades de 14 e 16 anos, os torneios e as experiências desportivas promovem o desenvolvimento das jovens atletas.

No mesmo sentido, as jogadoras da Guarda mostraram-se muito determinadas em aproveitar oportunidades como o Torneio Transfronteiriço de Vimioso, para evoluir no confronto com as outras equipas e assim chegar ao mais alto nível.

HA

Deixe um comentário