Mogadouro: Município quer ouvir a opinião da população para o futuro museu

O município de Mogadouro e o Instituto Politécnico de Bragança (IPB) estão a ouvir a opinião da população mogadourense para a elaboração do projeto do futuro Museu de Mogadouro.

“Com este tipo de inquérito esperamos obter uma opinião honesta sobre a identidade do território. Por isso, a mobilização da comunidade é tão importante neste processo do futuro Museu de Mogadouro”, explicou a museóloga Emília Nogueiro.

A especialista em museologia e docente no IPB disse ainda que não se pode avançar para o desenvolvimento do território, sem auscultar quem lá está, principalmente, em território de baixa densidade, onde se observa uma demanda da população.

“É preciso a opinião de que está no terreno para a ajudar a elaborar este processo de musealização. Um museu não é só um espaço de exposição do conhecimento académico. Hoje, um museu é agente de transformação onde está e as pessoas que estão neste local têm de ser as primeiras contactadas”, explicou a especialista do IPB. 

Domingos Marcos, o precursor da atual Sala Museu de Arqueologia de Mogadouro, já aposentado, é da opinião de que “o futuro museu deverá exprimir aquilo que a população tem na alma”.

“É a população quem sabe o que deverá figurar no Museu de Mogadouro”, vincou.

Já Antero Neto, um investigador da cultura do concelho de Mogadouro, disse que é importante auscultar a população para se perceber as linhas da orientação temática do futuro museu.

“Há muito trabalho pela frente, porque desde logo muito do espólio do concelho de Mogadouro está disperso por outros museus. É muito importante perceber o que as pessoas pensam para a preservação da memória coletiva de um povo”, enfatizou.

Para o presidente da Câmara Municipal de Mogadouro, António Pimentel, neste processo há um tempo para estudar e outro para executar as metas já definidas.

“Já me daria por satisfeito se a obra estivesse concluída no final do atual mandato. A parte da museologia leva sempre mais tempo, porque há muitas entidades e outros agentes envolvidos que se pronunciam sobre este tema e por isso há atrasos. Por isso, é importante estabelecer prazos, para que a futura estrutura museológica possa concretizar-se”, indicou o autarca.

O autarca mogadourense lembrou que o imóvel onde vai ser instalado o futuro museu – localizado na zona histórica da vila, junto ao castelo templário, à igreja matriz e à capela da misericórdia – foi doado por um particular, em 2002, ao município.

Fonte: Lusa

Deixe um comentário