Entrevista: «Temos de ser pacientes e resilientes com a atual pandemia»

César João é o atual presidente da Associação Comercial e Industrial de Miranda do Douro (ACIMD), sendo também empresário conhece bem as dificuldades que as empresas, sobretudo, as ligadas ao comércio, à restauração e ao turismo estão a enfrentar, devido à atual pandemia.

César João é o atual presidente da Associação Comercial e Industrial de Miranda do Douro (ACIMD)

Em Miranda do Douro, o turismo, o comércio, a restauração e a agropecuária são o suporte económico do concelho. Na indústria realça-se a construção civil, a cutelaria, a tanoaria e o fabrico de fumeiro.

O comércio é o setor que tem o maior número de trabalhadores derivado ao turismo e dada a proximidade com Espanha. Ligado ao turismo está também a atividade artesanal, onde se destacam as colchas feitas nos teares tradicionais ou as gaitas de foles.

Terra de Miranda – Notícias: Desde o início da pandemia, em março passado, a atividade económica em Portugal e a confiança das pessoas registou uma acentuada quebra. Como estão as empresas do concelho de Miranda do Douro a enfrentar a paralisação da economia?

César João: Muitas das empresas do concelho de Miranda do Douro, tal como acontece em todos os concelhos transfronteiriços do país, vive muito da interação com a vizinha Espanha. Com a atual pandemia, o medo está a impedir a afluência de espanhóis e de turistas aos comércios e restaurantes da cidade, e por isso, a situação é arrasadora. Para enfrentar esta situação, as empresas estão a conter os custos ao máximo e procuram rentabilizar as poucas vendas que realizam. Em suma, as empresas estão a procurar sobreviver.

2- Quais são os setores de atividade mais afetados?

C.J.: Nesta tradicional época natalícia, o comércio e a restauração costumavam ser os setores mais procurados. No entanto, com atual pandemia, estes vão ser também os setores mais afetados e temo que vai ser um Natal muito pobre em termos comerciais. Neste momento é desolador dar uma volta pela cidade de Miranda do Douro e não encontrar ninguém. Também o setor da restauração, tão procurado e apreciado pelos visitantes e turistas, com a atual pandemia viu-se obrigado a fechar portas ou a suspender temporariamente a atividade. Faço votos de que este interregno ou passo atrás, seja tão só um momento que antecede os muitos passos em frente que se vão dar no futuro.

T.M.N.: Por vezes, estas situações de crise económica exigem novas respostas e apelam à criatividade. Que novos negócios e/ou produtos têm surgido desta situação?

C.J.: Surgiu, por exemplo, o jornal digital local Terra de Miranda – Notícias, que está na sua fase de arranque e pretende ser um órgão de informação local, generalista, e um meio de promoção da identidade cultural da Terra de Miranda, e para o qual desejo os maiores sucessos profissionais. Tenho conhecimento deste projeto e espero que continuem a surgir outros.

Com a construção das barragens de Picote e Miranda, na década de 1950, a região desenvolve-se e a cidade emerge como um ponto comercial, que ainda hoje se mantém. Muitos são os espanhóis que atravessam frequentemente a fronteira em busca dos têxteis, calçado, ourivesaria, da gastronomia mirandeses e das peças de artesanato tradicionais como as colchas feitas nos teares tradicionais, tecidos de Saragoça e Buréis, bordados, gaitas de foles, flautas, castanholas e rocas são alguns dos produtos artesanais característicos da região e com admiradores em todo o país.

T.M.N.: Miranda do Douro continua a ser um centro comercial para os espanhóis. Com atual pandemia e, as restrições à circulação, os espanhóis deixaram de vir a Miranda do Douro?

C.J.: O medo está a impedir os espanhóis de visitar Miranda do Douro. Na verdade, as fronteiras com Espanha continuam abertas. Mas existe uma campanha de desinformação, por parte dos meios de comunicação espanhóis, que dizem às pessoas que as fronteiras entre as comunidades internas estão fechadas, mas esquecem-se de dizer que as fronteiras com Portugal permanecem abertas. Trata-se, portanto, de uma comunicação enviesada, o que faz com que os espanhóis não venham a Miranda do Douro.

O desenvolvimento transfronteiriço

T.M.N.: Na recente cimeira luso-espanhola, os governos de ambos os países, definiram um conjunto de medidas para desenvolver estas regiões transfronteiriças, consideradas das menos desenvolvidas da Europa. Na sua opinião, que medidas são mais necessárias para desenvolver estas regiões de fronteira?

C.J.: As regiões de fronteira, quer do lado português, quer do lado espanhol, sofrem dos mesmos problemas, sendo que o mais grave é o despovoamento destas terras. E as causas que levaram (e continuam a levar) ao despovoamento são o desinvestimento dos governos, português e espanhol, nestas regiões periféricas. Quando se centralizam todos os investimentos no litoral, as pessoas, obviamente, vão para onde há melhores condições de vida. Sobre as decisões tomadas na recente cimeira luso-espanhola, por exemplo, a promessa de conclusão do IC5 até à fronteira, com o objetivo de dinamizar toda esta a região transfronteiriça, aguardo com expetativa o cumprimento dessas promessas. Mas, tal como os alcaides espanhóis, adianto que não estou muito otimista. Estou como São Tomé: quero ver para crer.

T.M.N.: E ao nível local que cooperação transfronteiriça existe?

C.J.: Ao nível das instituições locais sempre tivemos boas relações com as autoridades administrativas espanholas. No âmbito associativo, por exemplo, há conversas regulares e há cooperação entre nós. No entanto, continuamos incapazes de vencer os problemas comuns que nos assolam. E a nossa capacidade reivindicativa junto dos governos centrais simplesmente não é atendida. Não somos ouvidos.


A Estação Biológica Internacional é um empreendimento turístico com vocação ecológica. (flickr)

T.M.N.: Os cruzeiros ambientais que se realizam no rio Douro são um ótimo exemplo de cooperação transfronteiriça.  Estes cruzeiros atraem o interesse de milhares de turistas, pois para além do passeio de barco permitem conhecer a geologia do vale escarpado do Douro, a fauna e a flora. Tal como este, que outros bons exemplos de cooperação transfronteiriça existem nesta região?

C.J.: O Cruzeiro ambiental Douro-Duero é um excelente exemplo de cooperação transfronteiriça e gostaria que houvesse mais projetos como este. Trata-se de uma cooperação entre empresários espanhóis e portugueses. E pela minha experiência entendo que os empresários têm um sentido de oportunidade mais apurado do que as instituições. Ou seja, a cooperação empresarial é sempre mais fácil do que a cooperação institucional. Também ao nível associativo a cooperação transfronteiriça não é a ideal, dado que os nossos recursos humanos não têm disponibilidade para se dedicaram por inteiro às associações comerciais, o que leva a que vivamos um pouco adormecidos. Ainda assim, no âmbito da cooperação entre as associações comerciais e empresariais transfronteiriças, temos alguns acordos programados, e assim que a pandemia nos deixar, esperamos pela oportunidade para os implementar.

T.M.N.: O concelho de Miranda do Douro tem uma área privilegiada para a agricultura. No entanto, desde 1970 tem-se registado uma diminuição sucessiva da população ativa no setor agrícola. Há empresas do setor agropecuário na ACIMD?

C.J.: Os associados da Associação Comercial e Industrial do concelho de Miranda do Douro (ACIMD) são sobretudo empresas ligadas ao comércio. No que concerne aos agricultores, estão agrupados em associações específicas desse sector. Ainda assim, destaco que o setor agropecuário é muito importante na economia do concelho de Miranda do Douro. À riqueza histórica, cultural, etnográfica, gastronómica, ambiental e turística junta-se também a riqueza da agricultura e da pecuária, com destaque para as raças autóctones, como são os bovinos de raça mirandesa, os ovinos de raça churra mirandesa e os asininos de raça mirandesa. Tudo isto, dá muito dinamismo à economia do nosso concelho. No entanto, precisamos de gente nova para explorar ainda mais o setor agropecuário.

T.M.N.: Outro dos problemas desta região, é a dificuldade dos produtores em comercializarem os seus produtos. O que se pode fazer para ajudar os produtores nesta tarefa?

C.J.: Começo por dizer que os nossos produtos, como a carne, o azeite, o vinho, o fumeiro, os frutos e legumes, etc., têm uma qualidade de excelência. No entanto, a maioria dos produtores produzem pequenas quantidades. E há uma grande resistência dos pequenos produtores para se juntarem em associações. Felizmente, ainda temos bons exemplos no concelho de Miranda do Douro, como são a associação de criadores de raça bovina mirandesa, ou a Sendindense – Cooperativa Olivícola, ou ainda a Cooperativa Agrícola Ribadouro.  Nestas associações, os produtores conseguiram agrupar-se para assim comercializar melhor a carne, o azeite e o vinho. Relativamente a outros produtos, como por exemplo, a bola doce mirandesa, o fumeiro, a raça ovina, a castanha, etc., têm sido feitas várias tentativas para agrupar os produtores, mas não temos conseguido. Porquê? Por uma questão cultural, por receio, por desconfiança. Contudo, eu tenho esperança de que mais associações vão surgir, pois as pessoas quando se juntam têm mais força, e assim poderão comercializar e rentabilizar melhor os seus produtos.

T.M.N.: A Associação Comercial e Industrial do Concelho de Miranda do Douro (ACIMD), tem divulgado várias medidas de apoio aos empresários locais para os ajudar a enfrentar as dificuldades provocadas pela paralisação da economia. Que outras medidas de apoio existem?

C.J.: Infelizmente, muitas das medidas anunciadas pelo governo são escassas, inadequadas ou chegam tarde. Ainda assim, neste momento existem duas medidas que são: o programa Apoiar.pt e a Redução do período normal de trabalho. São dois apoios importantes para as empresas, mas insuficientes. Na minha opinião são necessárias mais medidas de apoio às empresas para que estas possam sobreviver à atual paralisação da economia.

O Programa Apoiar.pt

O Programa Apoiar.pt vai financiar empresas da restauração, comércio e cultura, que sofreram quebras de faturação superiores a 25% nos primeiros 9 meses do ano. Em causa estão compensações a fundo perdido, que podem ir até 7500 euros no caso das microempresas e até 40 mil euros no caso das pequenas empresas. Os estabelecimentos que estão encerrados desde março, com é o caso dos bares e discotecas, terão majorações de 50% que elevam os limites dos subsídios para 11 250 euros no caso das microempresas e para 60 mil euros no caso das pequenas empresas.

As empresas beneficiárias têm de ter situação líquida positiva a 31 de dezembro de 2019, e não podem distribuir dividendos aos sócios, promover despedimentos coletivos ou extinguir postos de trabalho por motivos económicos.

No total, são 750 milhões de euros de subsídios a fundo perdido para micro e pequenas empresas dos setores mais afetados pela crise, de setores como comércio, cultura, alojamento e atividades turísticas e restauração, com quebras de faturação superiores a 25% registadas nos primeiros nove meses de 2020 e que tenham a situação fiscal e contributiva regularizada. As candidaturas são submetidas online, através do Balcão Portugal 2020.

Já pode registar a sua empresa ou organização no Balcão Portugal 2020, se pretender requerer este novo apoio dirigido às micro e pequenas empresas dos setores mais afetadas pela pandemia COVID-19.

T.M.N.: Nesta época natalícia estão a surgir iniciativas para apoiar os produtores e as empresas locais. Que mensagem gostaria de transmitir aos mirandeses para fazerem as compras de Natal no comércio local?

C.J.: Neste Natal, é difícil dar uma mensagem de ânimo às pessoas. Há um vírus que continua a condicionar a vida de toda a gente. As empresas estão a atravessar sérias dificuldades. Às pessoas é-lhes dito para ficarem em casa. O que posso dizer às pessoas é que sejam pacientes e resilientes. Ao que parece a vacina está a chegar, para podermos regressar à rua e voltar a dinamizar a economia local.

HA

Deixe um comentário