Vimioso: Orfeão Universitário do Porto (OUP) concluiu a digressão de Páscoa
Após as atuações em Caçarelhos e em Miranda do Douro, o Orfeão Universitário do Porto (OUP) culminou a digressão de Páscoa pelo planalto mirandês, no serão do dia 4 de abril, com a atuação no auditório da Casa da Cultura, em Vimioso, que registou uma casa cheia para assistir ao espetáculo dos jovens estudantes universitários.
De acordo com o presidente do Orfeão Universitário do Porto, Francisco Teles da Costa, estudante de Física, na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), as atuações em Vimioso, Miranda do Douro e Caçarelhos fizeram parte da digressão de Páscoa.
“Anualmente, nós, os estudantes da Universidade do Porto (UP), fazemos a digressão de Páscoa, que começa no Domingo de Ramos e decorre até quarta-feira da Semana Santa. Todos os anos, nesta digressão, escolhemos um região do país para atuar e desta vez selecionámos o planalto mirandês. A última vez que atuámos nesta região foi em 2003, há precisamente 20 anos”, informou.
O Orfeão Universitário do Porto é constituído por 11 grupos artísticos, entre os quais os Pauliteiros de Miranda e as Pauliteiras de Miranda, dois grupos cujas origens etnográficas remetem para o planalto mirandês.
Na digressão pascal deste ano pelos concelhos de Vimioso e de Miranda do Douro, participaram 92 estudantes universitários, que integram os vários grupos artísticos do OUP.
Nesta nova visita à Terra de Miranda, o presidente do Orfeão Universitário do Porto (OUP), Francisco Teles da Costa, agradeceu a hospitalidade dos municípios de Vimioso, de Miranda do Douro (onde ficaram alojados) e de Freixo de Espada à Cinta.
Nestes concelhos, os jovens estudantes universitários visitaram e atuaram nas várias Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS’s).
Na noite do dia 4 de abril, os vários grupos artísticos do OUP atuaram no auditório da Casa da Cultura, em Vimioso, onde presentearam o muito público com temas como a “Feiticeira”, “Josesito”, “Amores de Estudante”e outros temas cantados e dançados.
O Orfeão Universitário do Porto (OUP) é uma organização sem fins lucrativos fundada em 1912, composta por estudantes da Universidade do Porto, que simultaneamente dedicam algum do seu tempo, a atividades como a música, a cultura, a etnografia e a ação social.
O Orfeão Universitário do Porto (OUP) recebeu mesmo o Estatuto de Utilidade Pública, sendo atualmente composto por cerca de uma centena de universitários associados, que nas suas atuações artísticas representam uma grande variedade de oferta cultural em Portugal.
HA