Vimioso: Orfeão Universitário do Porto (OUP) concluiu a digressão de Páscoa

Após as atuações em Caçarelhos e em Miranda do Douro, o Orfeão Universitário do Porto (OUP) culminou a digressão de Páscoa pelo planalto mirandês, no serão do dia 4 de abril, com a atuação no auditório da Casa da Cultura, em Vimioso, que registou uma casa cheia para assistir ao espetáculo dos jovens estudantes universitários.

O Orfeão Universitário do Porto (OUP) é constituído por 11 grupos artísticos.

De acordo com o presidente do Orfeão Universitário do Porto, Francisco Teles da Costa, estudante de Física, na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), as atuações em Vimioso, Miranda do Douro e Caçarelhos fizeram parte da digressão de Páscoa.

“Anualmente, nós, os estudantes da Universidade do Porto (UP), fazemos a digressão de Páscoa, que começa no Domingo de Ramos e decorre até quarta-feira da Semana Santa. Todos os anos, nesta digressão, escolhemos um região do país para atuar e desta vez selecionámos o planalto mirandês. A última vez que atuámos nesta região foi em 2003, há precisamente 20 anos”, informou.

O Orfeão Universitário do Porto é constituído por 11 grupos artísticos, entre os quais os Pauliteiros de Miranda e as Pauliteiras de Miranda, dois grupos cujas origens etnográficas remetem para o planalto mirandês.

“Para além dos Pauliteiros e Pauliteiras de Miranda, existem ainda o Coro Clássico e Popular, as Danças e Cantares Etnográficos, a Tuna Universitária do Porto, a Tuna Feminina, o Fado Académico, os Fados de Lisboa, o Cante Alentejano, os Cantares de Maçadeiras e os Jograis”, indicou.

Na digressão pascal deste ano pelos concelhos de Vimioso e de Miranda do Douro, participaram 92 estudantes universitários, que integram os vários grupos artísticos do OUP.

Nesta nova visita à Terra de Miranda, o presidente do Orfeão Universitário do Porto (OUP), Francisco Teles da Costa, agradeceu a hospitalidade dos municípios de Vimioso, de Miranda do Douro (onde ficaram alojados) e de Freixo de Espada à Cinta.

Nestes concelhos, os jovens estudantes universitários visitaram e atuaram nas várias Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS’s).

“Nas nossa digressões procuramos aproximar-nos da comunidade local e levar um pouco de animação e alegria. Foi o que aconteceu em Vimioso, com as visitas e atuações nos lares de Argozelo, Santulhão, Pinelo, Algoso e Vimioso”, disse.

Na noite do dia 4 de abril, os vários grupos artísticos do OUP atuaram no auditório da Casa da Cultura, em Vimioso, onde presentearam o muito público com temas como a “Feiticeira”, “Josesito”, “Amores de Estudante”e outros temas cantados e dançados.

O Orfeão Universitário do Porto (OUP) é uma organização sem fins lucrativos fundada em 1912, composta por estudantes da Universidade do Porto, que simultaneamente dedicam algum do seu tempo, a atividades como a música, a cultura, a etnografia e a ação social.

O Orfeão Universitário do Porto (OUP) recebeu mesmo o Estatuto de Utilidade Pública, sendo atualmente composto por cerca de uma centena de universitários associados, que nas suas atuações artísticas representam uma grande variedade de oferta cultural em Portugal.

HA

Deixe um comentário