Algoso: Páscoa é celebrada com o Sábado de Aleluia & Mercado Medieval

No próximo sábado, dia 8 de abril, a localidade de Algoso volta a celebrar a Páscoa, com a realização do “Sábado de Aleluia & Mercado Medieval”, um evento que junta as celebrações religiosas pascais, à história medieval da aldeia, cujo castelo foi edificado no século XII.

Na histórica localidade de Algoso, no concelho de Vimioso, a celebração da Páscoa da Ressurreição do Senhor, inicia-se na noite do Sábado Santo, com a tradição da benção da água e aspersão do povo, na igreja matriz.

De seguida, o povo ruma em procissão até à capela de Nossa Senhora da Assunção, edificada no alto do monte, junto ao castelo. Esta procissão é acompanhada de estandartes e com cânticos de louvor ou das “alvíssaras”.

Segundo o programa, na chegada ao castelo vai ser lançado fogo de artifício e vai cantar-se o “Aleluia” ao som da gaita-de-foles.

No regresso à aldeia, o povo entoa cânticos de aleluia e começam a repicar os sinos da igreja matriz, anunciando a Ressurreição de Jesus.

Em Algoso, ao longo do dia de sábado vai realizar-se o Mercado Medieval, onde vão estar presentes vários produtores regionais, expondo produtos como o folar, os dormidos, o fumeiro, o vinho, os licores, o artesanato, entre outros produtos.

O Mercado Medieval vai ainda presentear a população local e os visitantes com muita animação, teatro de rua, malabarismos, dança, arruadas de gaiteiros e tabernas.

O “Sábado de Aleluia & Mercado Medieval” é uma iniciativa da freguesia de Algoso, que conta com o apoio do município de Vimioso.

HA

Deixe um comentário