QUINTA-FEIRA SANTA, MISSA VESPERTINA DA CEIA DO SENHOR

A felicidade está no serviço

Ex 12, 1-8.11-14 / Slm 115 (116), 12-13.15-16bc.17-18 / 1 Cor 11, 23-26 / Jo 13, 1-15

Entramos no Tríduo Pascal com a missa vespertina da Ceia do Senhor. Aqui encontramos toda a vida de Jesus numa entrega de amor pela humanidade.

Jesus pega numa toalha e lava os pés aos discípulos. Este modo de agir parece-lhes estranho e não compreendem o que Jesus faz. Provavelmente, os Apóstolos tinham uma conceção errada de Messias, um Messias mais poderoso que servidor. Tinham presenciado a pesca milagrosa e a multiplicação dos pães e dos peixes. Agora Jesus vira tudo do avesso e diz: «Compreendeis o que vos fiz? (…). Ora, se Eu, o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns aos outros». A felicidade que Jesus propõe está associada ao serviço e à humildade. Lavar os pés significa estar ao serviço, descendo ao encontro do outro, fazendo-se próximo.

Somos convidados a dar sentido aos gestos banais, em casa, no trabalho, quando estamos com a família ou com os nossos amigos, para que se tornem mais parecidos com os gestos de Jesus. A felicidade está muito mais ao alcance das nossas mãos do que aquilo que imaginamos, na simplicidade da vida que corre e no serviço gratuito e generoso.

Inicialmente, Pedro não apreende o sentido do gesto de Jesus, não aceita que Deus tome a iniciativa de o servir para salvar, mas vai compreendê-lo quando percebe o alcance do amor de Deus por si.

Fonte: Rede Mundial de Oração do Papa

Deixe um comentário