Miranda do Douro: Música tradicional discutida em congresso
Nos dias 14 e 15 de outubro, Miranda do Douro vai acolher o Congresso Internacional Termus – Territórios Musicais, um evento que assinala o encerramento de um projeto transfronteiriço, de recolha e preservação da música tradicional do planalto mirandês e da província espanhola de Zamora.
De acordo com a diretora do Museu da Terra de Miranda, Celina Pinto, o congresso ibérico que vai decorrer no auditório municipal de Miranda de Douro é uma oportunidade para promover o debate, a reflexão e a promoção da música tradicional da raia hispano-portuguesa, ao mesmo tempo que permite expor os resultados do trabalho da investigação.
Segundo um comunicado, o projeto Termus – Territórios Musicais teve por objetivo a recuperação, conservação e valorização da música tradicional e popular do planalto mirandês e da província de Zamora (Espanha), através da recolha de testemunhos orais, que atestam a memória e a diversidade musical deste território.
Na perspetiva de Celina Pinto, a cooperação transfronteiriça entre o Museu da Terra de Miranda e o Museu de Etnologia de Castela e Leão (Zamora) foi um sucesso, o que leva as duas entidades a planear uma nova candidatura conjunta a fundos europeus.
Termus – Territórios Musicais é um projeto de cooperação transfronteiriça, financiado pelo INTERREG VA Espanha-Portugal (POCTEP) e desenvolvido em parceria, pelo Museu da Terra de Miranda e pelo Museu de Etnologia de Castela e Leão (Zamora).
Segundo a diretora do Museu da Terra de Miranda, o Congresso Internacional TERMUS- Territórios Musicais agendado para os dias 14 e 15 de outubro, dirige-se a todas as pessoas interessadas pela música tradicional.
Na tarde de sábado, dia 15 de outubro, o programa do congresso prevê a realização de workshops de construção de instrumentos e workshops de dança, com o propósito de promover e divulgar a música tradicional.
PROGRAMA (dias 14 e 15 outubro) CONGRESSO INTERNACIONAL TERMUS- Territórios Musicais - A tradição musical em contexto raiano
14 outubro
Manhã (Auditório municipal)
9h30 Receção dos convidados Miniauditório Municipal
10h00 – Abertura Dr. Miguel Areosa Rodrigues (DRCN)
Celina Pinto (Museu da Terra de Miranda) e José Luís Calvo (Museu Etnográfico de Castilha e León) – Apresentação do catálogo TERMUS – Territórios Musicais
10h30 – Mário Correia – Nós e Vós daqui e dali
11h00 – Pablo Carpinteiro – “As gaitas mais antigas do noroeste. Um modelo de datação pelos desgastes e a sua comprobação com probas do carbono 14.”
11h30 – Javier Montes e Ángel Paez – Los instrumentos tradicionales de La Raya: construcción y catalogación.
12 h30 – Debate
13h00 – Almoço
Tarde – Praça D. João III
14h30 – Lérias Associação Cultural
Gaiteiros da Lérias
Workshop de dança
15 outubro
Manhã (Auditório municipal)
9h30 Inicio de trabalhos
10h00 -Alberto Jambrina Leal – “Kurt Schindler, García Matos, Ernesto Veiga de Oliveira y las Alvoradas de Trás Os Montes, Sanabria, Carballeda, Aliste.”
10h30- Ricardo Santos – Territórios Musicais – Instrumentos e práticas nos ritmos da mudança
11h00 – Napoleão Ribeiro – “Os Zés Pereiras: uma cultura musical entre Portugal e a Galiza”.
11h45 – Lenice Leite – “A gaita de foles: legado hispano-português difundido pela prática dos Zés Pereiras em Portugal”
12h30 – Debate
13h00 – Almoço
Tarde (Praça D. João III)
Workshop de construção de instrumentos
Célio Pires – Construção de gaitas de foles
Henrique Fernandes – Construção de palhetas
Dança das fitas Workshops de dança
Pauliteiras Workshops de dança
HA