Vimioso: Festa de Santo Antão recupera a herança dos jogos tradicionais

No fim-de-semana de 20 e 21 de maio, a vila de Vimioso vai celebrar a festa em honra de Santo Antão, com a realização dos antigos jogos tradicionais, a atuação do grupo musical Banda 4, a celebração religiosa, a procissão e a benção dos animais e das máquinas agrícolas.

Segundo Clara Vicente, da comissão de festas em honra de Santo Antão, nas tardes de sábado e de Domingo, vão realizar-se os jogos tradicionais do fito e da raiola.

“Os vencedores, para além dos prémios, terão a oportunidade de competir na final dos campeonatos distritais de Jogos Tradicionais”, informou.

Recorde-se que estes campeonatos distritais de jogos tradicionais são uma iniciativa da Comunidade Intermunicipal – Terras de Trás-os-Montes (CIM-TT), que visa recuperar e valorizar jogos como o fito, a raiola, a relha, a corrida de sacos, a tração à corda, o jogo do burro e a dança das cadeiras, que noutros tempos eram motivo de lazer, convívio e festa.

Na festa em Vimioso, após a tarde de sábado dedicada ao fito, a noite vai ser animada musicalmente com a atuação do grupo musical Banda 4.

No dia seguinte, Domingo, o grande destaque da festa, é a Missa Solene, que se celebra às 11h30, no alto da capela de Santo Antão, em Vimioso.

“Após a missa segue-se a procissão e a benção dos animais e das máquinas agrícolas”, acrescentou a mordoma, Clara Vicente.

Na tarde de Domingo, dia 21 de maio, prosseguem os jogos tradicionais, desta vez com o torneio da raiola.

A Festa em Honra de Santão Antão é uma iniciativa da comissão de festas, que conta com os apoios do município e da freguesia de Vimioso.

Liturgicamente, a Igreja celebra a festa de Santo Antão, no dia 17 de janeiro. 

O conhecimento da vida deste santo deveu-se a santo Atanásio, Bispo de Alexandria, no Egito. Segundo o bispo, santo Antão terá vivido entre os séculos III e IV e é considerado o pai dos monges. Sendo filho de pais ricos, abandonou o conforto das riquezas e foi morar no deserto. Aí, dedicou-se à oração, ao trabalho e à leitura da Sagrada Escritura. 

Santo Antão anunciava a todas as pessoas a importância da perseverança, como caminho para uma maior união a Deus e aos irmãos e irmãs. 

Segundo o relato de santo Atanásio, santo Antão morreu perto do mar Vermelho, aos 105 anos de idade. Foi um homem de Deus, que desde a juventude até a idade avançada, conservou o entusiasmo da fé.

HA

Deixe um comentário