Sendim: 200 atletas vieram conhecer as arribas do Douro

A vila de Sendim acolheu no sábado, dia 8 de abril, a IV edição do Trail das Arribas do Douro, uma prova desportiva que contou com a participação de mais de 200 atletas, que a correr e a caminhar, percorreram as íngremes arribas ou encostas do rio Douro.

Na edição deste ano do Trail Arribas do Douro, os participantes receberam um kit com camisola, meias, gola e fita.

A prova desportiva iniciou-se às 9h30 da manhã de sábado, no largo da praça, em Sendim, e contou com as boas vindas aos atletas da presidente do município de Miranda do Douro, Helena Barril. A autarca deu também o tiro de partida para o trail de 15,5 quilómetros, onde participaram 111 atletas. De seguida, foi a vez dos participantes na caminhada, iniciarem o percurso de 12 km.

Ao longo da prova, os atletas e caminhantes atravessaram as paisagens das arribas do Douro, entrecortadas por vinhas, olivais e amendoais, as culturas predominantes nesta vila, do concelho de Miranda do Douro.

A meio do percurso, na praia fluvial dos Pisões, junto ao rio Douro, os participantes foram presenteados com um reforço alimentar, com produtos típicos da região, como o folar de carne, a bola doce mirandesa, os frutos secos, entre outros alimentos.

No decorrer da prova, a associação Mirai q’Alforjas, organizadora do evento, contou com a colaboração de vários voluntários que ajudaram na sinalização do percurso e nos serviços do reforço e do almoço.

No final da competição, o trail foi ganho pelo atleta do Clube Académico de Macedo de Cavaleiros, Rui Muga, que concluiu os 15,5 quilómetros, em 1hora 03 minutos e 52 segundos. Na competição feminina, Lucinda Moreiras, também do Clube Atlético Macedo de Cavaleiros, foi a primeira a chegar à meta, com um tempo de 1hora 28minutos e 34 segundos.

A entrega de prémios aos vencedores das várias categorias realizou-se no final do almoço convívio, que decorreu no pavilhão multiusos de Sendim e contou com a participação do vice-presidente do município de Miranda do Douro, Nuno Rodrigues e do presidente da União de Freguesias de Sendim e Atenor, Luís Santiago.

Para além desta vertente desportiva, o Trail das Arribas do Douro teve como objetivo promover a atividade turística na vila de Sendim e no concelho de Miranda do Douro.

HA

Deixe um comentário