Miranda do Douro: Município avança para o Seguro de Saúde Municipal

O município de Miranda do Douro abriu um concurso internacional, com um valor base de 300 mil euros, para apresentação de propostas destinadas ao Seguro de Saúde Municipal, que permitirá o acesso dos munícipes a consultas de especialidade a a preços mais reduzidos.

A presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro, Helena Barril, expressou a esperança de que este concurso internacional, com valor base de 300 mil euros, vai melhorar a qualidade de vida das pessoas residentes no concelho.

O anúncio para a aquisição dos serviços de seguro de saúde “Cartão de Saúde Municipal – Miranda com Saúde” foi publicado em Diário da República (DR), no dia 30 de março.

Os responsáveis autárquicos garantem que “este seguro é transversal a todas as especialidades e que vai reduzir o tempo de espera por cuidados médicos diferenciados”.

Miranda do Douro é um concelho fronteiriço, onde, por causa das distâncias às unidades de saúde e clínicas médicas nacionais, muitos são aqueles que se deslocam a clínicas situadas nas províncias de Zamora e Salamanca, em Espanha, para terem acesso a consultas de especialidade ou tratamentos médicos diferenciados, devido ao tempo de espera em Portugal.

“Este cartão serve para complementar a oferta do Serviço Nacional de Saúde que, por vezes, não dá resposta atempada às solicitações dos utentes do concelho”, explicou o vereador Vítor Bernardo.

Já em território nacional, o hospital mais perto de Miranda do Douro é o de Bragança, a cerca de uma hora de viagem, feita por território espanhol via Alcañices (Espanha), na maioria dos casos. Mesmo os bombeiros recorrem a este percurso para transporte de doentes urgentes e não urgentes para serem observados no Hospital de Bragança.

Na cidade de Miranda do Douro, o centro de saúde local, funciona de segunda a domingo, até às 22h00.

Helena Barril está confiante que o Seguro de Saúde será uma mais-valia para o concelho, já que se trata de um território com uma fatia significativa de população com mais de 65 anos.

“Vai dar a possibilidade aos mirandeses de terem acesso a médicos de especialidade, que todos nós sabemos que é extremamente difícil por via do Sistema Nacional de Saúde (SNS) chegar lá, e o nosso sistema, através do cartão municipal de saúde, vai permitir às pessoas ter acesso a cuidados médicos e a médicos especialistas”, explicou.

As consultas médicas poder-se-ão realizar em vários pontos do país, para os portadores do Cartão de Saúde Municipal – Miranda com Saúde.

Miranda do Douro é um concelho raiano com cerca de 6.466 habitantes, que vivem em 13 freguesias e uniões de freguesia, dados referentes a 2021.

O Seguro de Saúde municipal foi uma das promessas da campanha eleitoral do autarca social-democrata, quando se candidatou às eleições autárquicas, em 2021.

Fonte: Lusa

Deixe um comentário