Paradela: Trail Contrabando do Café vai percorrer a história

No Domingo, dia 23 de abril vai realizar-se a I edição do Trail Contrabando do Café, uma prova desportiva que vai recordar a história de Paradela (Miranda do Douro), a localidade mais oriental do país, onde as trocas comerciais clandestinas criaram laços de amizade entre portugueses e espanhóis.

Segundo Alírio Sebastião, da organização, a prova está a ser preparada em parceria com o Clube Desportivo de Miranda do Douro (CDMD) e vai decorrer ao longo de 16 quilómetros. Já a caminhada tem a distância de 8 km.

As arribas ou encostas do rio Douro têm paisagens espetaculares e queremos proporcionar a todos os participantes a oportunidade de contemplar a beleza natural desta região, onde o rio Douro separa Portugal de Espanha”, disse.

As inscrições para o trail e para a caminhada abriram no dia 1 de março e até ao momento estão inscritas cerca de 250 pessoas.

De acordo com o atleta do Ginásio Clube de Bragança, Alírio Sebastião, após os dois anos de pandemia regista-se uma crescente procura pelo desporto ao ar livre, pelas caminhadas e pelas corrida em montanha (trails).

“Vamos contar com a participação de atletas vindos de França, de Espanha e de Portugal. Do Ginásio Clube de Bragança vão participar no trail 37 atletas”, informou.

Segundo a organização da prova, ao longo do percurso estão preparadas várias surpresas, como por exemplo, a encenação de guardas-fiscais que vão correr atrás dos contrabandistas.

“Pretendemos que os participantes disfrutem da prova, saibam mais sobre a história de Paradela e aproveitem o contato com a natureza para descansar, para tirar fotografias, conviver e guardar esta experiência no coração”, disse.

Na perspectiva do presidente de União de Freguesias de Ifanes e Paradela, Nélio Seixas, para além da vertente desportiva, este evento vai promover turisticamente o concelho de Miranda do Douro e a freguesia de Paradela, onde vivem atualmente 80 pessoas.

“Convidamos todos os desportistas e as suas famílias a virem conhecer as localidades de Paradela e de Ifanes e a desfrutar da beleza natural da arribas do Douro. Recordo que Paradela está localizada no Parque Natural do Douro Internacional (PNDI) e é a aldeia mais oriental de Portugal, onde o rio Douro entra em Portugal”, destacou.

Sobre a prova desportiva, o jovem autarca de Paradela, informou que os participantes vão percorrer caminhos e trilhos cheios de história, outrora percorridos pelas pessoas que viviam do contrabando entre Portugal e Espanha.

“Na raia as trocas comerciais sempre existiram. Mas com o deflagrar da guerra civil espanhola, em 1936,
o contrabando ou as trocas comerciais clandestinas aumentaram muito entre portugueses e espanhóis. Nessa época, os portugueses levavam para Espanha café, farinha, pão, azeite, gado suíno, tripa de porco, tecidos, etc. E de Espanha traziam
gado, volfrâmio, a moeda (na altura a peseta) e bens valiosos como artigos de ouro, prata, obras de arte e outros artigos de fácil comercialização”, disse.

Posteriormente, a partir de 1985 e com a mútua adesão de Portugal e Espanha à Comunidade Económica Europeia (CEE), as fronteiras abriram-se e o contrabando acabou por desaparecer.

“Hoje em dia, em Paradela, as relações entre os dois povos vizinhos são muito próximas. No café da aldeia, por exemplo, é muito habitual ver espanhóis das localidades do Castro de Alcañices e de Brandilanes (Espanha) a tomar café e conviver com os portugueses”, disse.

Com o passar dos anos, a memória das aventuras dos contrabandistas continua viva em Paradela e a prova desportiva Trail do Contrabando do Café é vista como uma homenagem aos antepassados desta povoação.

A prova desportiva agendada para o dia 23 de abril conta com os apoios da freguesia de Paradela, do município de Miranda do Douro, da Associação Distrital de Atletismo de Bragança e de outros patrocinadores.

HA

Deixe um comentário