Sendim: Jovens informam os idosos sobre a doença do cancro

No âmbito do projeto Jovens Promotores da Saúde (JPS), da Liga Portuguesa Contra o Cancro, a voluntária, Carolina Martins, ministrou no dia 11 de abril, na Oficina do Idoso, em Sendim, a atividade denominada “O Cancro no olhar dos idosos”.

De acordo com a jovem voluntária, estudante do 12º ano, no Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro, esta atividade foi efetuada com o objetivo de sensibilizar e informar os idosos acerca da prevenção do cancro da mama.

“No decorrer da sessão foi possível averiguar os conhecimentos que as pessoas idosas têm acerca desta doença. Posteriormente, foram informados sobre os perigos do cancro e as principais medidas de prevenção”, indicou.

O diagnóstico precoce do cancro da mama é fundamental dado que aumenta a probabilidade do tratamento ser mais eficaz. Para além de diminuir a mortalidade, o diagnóstico precoce poderá nalguns casos evitar cirurgias mutilantes como a mastectomia radical e o uso de quimioterapia.

Carolina Martins informou ainda que foram distribuídos folhetos que contêm algumas informações importantes sobre a prevenção do cancro, incluindo os contatos dos Centros de Saúde mais próximos, como o Centro de Saúde de Sendim, de modo a facilitar o agendamento de consultas de rastreio.

“Ao longo da sessão foi visível o interesse das pessoas idosas em saber mais acerca desta doença, que afeta milhares de pessoas em todo o mundo. No final, foi elaborado um trabalho alusivo ao tema”, informou.

A Oficina do Idoso é uma iniciativa do União de Freguesias de Sendim e Atenor, que tem por objetivo proporcionar tardes de convívio e dinamizar atividades que promovem um envelhecimento ativo da população.

HA

Deixe um comentário