Turismo: Baixo Sabor e Vilariça apostam em festival de balonismo

O Turismo do Porto e Norte (TPN), em parceria com a Associação de Municípios do Baixo Sabor (AMDS), vão avançar no final de abril, com um evento que pretende ser uma referência internacional na área do balonismo.

O Sabor & Vilariça Ballon Fest está agendado para os dias 26 e 30 de abril e vai decorrer nos concelhos do Baixo Sabor, concretamente em Alfândega da Fé, Mogadouro, Torre de Moncorvo e Macedo de Cavaleiros, a que se junta o concelho vizinho de Vila Flor, em pleno Vale da Vilariça, todos no distrito de Bragança.

Para o presidente do Turismo do Porto e Norte, Luís Pedro Martins, esta é uma oferta turística diferenciadora, já que a maior dificuldade deste organismo é cativar turistas da área metropolitana que é uma porta de entrada e trazê-los para o interior.

“Era necessário arranjar uma ideia que resultasse e que fosse diferenciadora na oferta turística para esta região do interior. Ao olharmos para o Vale da Vilariça ou para a paisagem esmagadora dos Lagos do Sabor, o Douro ou o Vale do Tua, percebemos que o balonismo poderia ser uma âncora para a promoção turística nestes territórios”, vincou o responsável.

 O TPN pretende chegar ao mercado turístico internacional através da divulgação das paisagens dos Lagos do Sabor e Vale da Vilariça.

“Nós hoje, estamos a ver nascer um produto, que daqui a uns anos poderá dar lugar a uma nova oferta turística que tem grande impacto noutras latitudes como na Turquia, e acreditamos que esta experiência vai correr bem neste território”, disse Luís Pedro Martins.

Para alcançar o sucesso, na ótica dos promotores deste festival, é necessário que haja várias edições “com o objetivo de atrair operadores turísticos para poderem desenvolver o balonismo nesta região ao longo do ano”.

Neste festival marcarão presença 15 balões de ar quente que farão voos estáticos e livres por cima destas paisagens transmontanas e durienses.

Para o concelho de Vila Flor está reservada a oportunidade de os visitantes assistirem a voos livres e ao “ Night Glow” que consiste num espetáculo de luz e som, onde os balões irão sincronizar os seus queimadores ao ritmo da música.

Este será um dos momentos altos do festival, com edição noturna e terá uma duração de 45 minutos que juntará balões de ar quente e a música eletrónica.

Já o presidente da AMBS, Eduardo Tavares, avançou que se trata de uma iniciativa importante que pretende divulgar esta região.

“Esta oferta vem juntar-se a outras existentes na região, para afirmarmos Trás-os-Montes como destino turístico não só de qualidade como de excelência. Esperamos que este festival venha para ficar e que possa funcionar em modo rotativo com atividades em todos os concelhos envolvidos”, disse o também autarca de Alfândega da Fé.

Neste festival estão envolvidos cerca de 100 mil euros só da parte do TPN e os organizadores esperam “quadruplicar o investimento”.

Segundo avançou o TPN, o peso económico do balonismo é de dois milhões de euros e estima-se que em 2022 tenham sido transportados cerca de 7.500 passageiros por todos os operadores, sobretudo em voos de natureza turística.

A experiência no Sabor & Vilariça Ballon Fest é gratuita, mas carece de reserva, através do sitio na internet www.saborvilariça-balloofest.com

Fonte: Lusa

Deixe um comentário