Sendim: Jovens informam os idosos sobre a doença do cancro
No âmbito do projeto Jovens Promotores da Saúde (JPS), da Liga Portuguesa Contra o Cancro, a voluntária, Carolina Martins, ministrou no dia 11 de abril, na Oficina do Idoso, em Sendim, a atividade denominada “O Cancro no olhar dos idosos”.
De acordo com a jovem voluntária, estudante do 12º ano, no Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro, esta atividade foi efetuada com o objetivo de sensibilizar e informar os idosos acerca da prevenção do cancro da mama.
O diagnóstico precoce do cancro da mama é fundamental dado que aumenta a probabilidade do tratamento ser mais eficaz. Para além de diminuir a mortalidade, o diagnóstico precoce poderá nalguns casos evitar cirurgias mutilantes como a mastectomia radical e o uso de quimioterapia.
Carolina Martins informou ainda que foram distribuídos folhetos que contêm algumas informações importantes sobre a prevenção do cancro, incluindo os contatos dos Centros de Saúde mais próximos, como o Centro de Saúde de Sendim, de modo a facilitar o agendamento de consultas de rastreio.
A Oficina do Idoso é uma iniciativa do União de Freguesias de Sendim e Atenor, que tem por objetivo proporcionar tardes de convívio e dinamizar atividades que promovem um envelhecimento ativo da população.
HA