Economia: «Preço dos alimentos faz-se de cima para baixo» – Sérgio Ferreira

Sérgio Ferreira, diretor-geral da Louricoop, a cooperativa que congrega os agricultores do Conselho da Lourinhã e da região oeste, alertou para a necessidade de debater os custos associados à produção de alimentos.

“O preço faz-se de cima para baixo e quando chega à produção, vem de tal forma esmagado que o produtor tem de entregar pelo preço que lhe apresentam”, assinala, em entrevista à Agência ECCLESIA.

Questionado sobre o aumento do preço dos alimentos, o responsável lembra o aumento da energia, dos combustíveis e fertilizantes, mas também o facto de não ser o agricultor a fixar o preço dos produtos agrícolas.

Sérgio Ferreira dá o exemplo da produção agrícola no Conselho da Lourinhã, assegurada por pequenos produtores que ficam à mercê da conjuntura económica e sem capacidade de negociação.

Para inverter a situação, existe a Louricoop e o associativismo que Sérgio Ferreira considera “essencial” para a sobrevivência do setor agrícola do Oeste.

Só em conjunto é que nos conseguimos defender destas oscilações do mercado, conseguimos comprar sementes e fertilizantes em quantidade de forma a vender aos nossos associados a preços mais controlados”.

Com agricultores mais fortes quem beneficia é também o consumidor, sustenta Sérgio Ferreira, dando como exemplo a aliança entre os produtores de batata que estão a produzir para uma mesma unidade que pertence à cooperativa.

Esta unidade armazena, embala e comercializa, criando uma cadeia de valor que beneficia agricultores e consumidores.

A cooperativa que agrega os agricultores da Lourinhã fornece ainda serviços mais abrangentes como uma oficina para as alfaias agrícolas, um posto de combustível e pontos de venda dispersos pelo Conselho para estarem mais próximos dos agricultores.

A renovação das gerações no tecido agrícola é outro problema a merecer atenção.

“A média de idade dos agricultores anda pelos 60 anos”, diz o diretor da Louricoop, “temos pouquíssimos jovens de 20 e 30 anos, neste setor chamamos jovens a quem tem 40 ou 50 anos” refere.

Sérgio Ferreira ocupa um cargo remunerado, que exerce “com espírito de missão e de dedicação ao próximo”, para poder ir ao encontro das necessidades dos agricultores mais vulneráveis.

“Temos de ter presente a noção de bem comum. Nesta ruralidade que habitamos há também um pensamento cristão e noção do próximo que nos leva a partilhar mais nos momentos de maior dificuldade”, salienta.

A Louricoop nasceu em 1976, da iniciativa de vinte agricultores, com o objetivo de desenvolver e valorizar o associativismo no sector agrícola e tornar mais competitiva a atividade do agricultor; atualmente conta com 5 mil associados.

A subida dos bens alimentares e o impacto da inflação é o tema em em destaque na próxima emissão do Programa ’70×7′, no domingo, dia 2 de abril, pelas 17h30, na RTP2.

Fonte: Ecclesia

Deixe um comentário