Vimioso: Alunos e professores caminharam entre São Joanico e Caçarelhos

Na quarta-feira, dia 29 de março, os professores e alunos do Agrupamento de Escolas de Vimioso (AEV) realizaram a Caminhada Ambiental Escolar, entre as aldeias de São Joanico e Caçarelhos, uma iniciativa que pretendeu incutir nos mais jovens o gosto pela atividade física, pela natureza e pela cultural local.

Na Caminhada Ambiental Escolar participaram 105 alunos dos 2º e 3º ciclos e do 10º ano profissional, do Agrupamento de Escolas de Vimioso.

De acordo com o subdiretor do Agrupamento de Escolas de Vimioso (AEV), Licínio Martins, esta atividade está inscrita no plano anual de atividades escolares e pretendeu incentivar os alunos a praticarem desporto, a ter uma maior proximidade à natureza e conhecer a biodiversidade e a cultura do concelho de Vimioso.

“Neste percurso pedestre de oito quilómetros entre São Joanico e Caçarelhos há um grande potencial natural que quisemos explorar e conhecer mais de perto. Inserido na natureza visitámos o moínho de água, da Arvedosa, onde se moíam os cereais como o centeio, o trigo e a aveia”, explicou.

Este ano, na Caminhada Ambiental Escolar participaram 105 alunos dos 2º e 3º ciclos e do 10º ano profissional. Já os alunos do primeiro ciclo e do pré-escolar também participaram na iniciativa, ao percorrerem uma distância de dois quilómetros.

“Na caminhada dos mais pequenos, houve uma visita a um rebanho de ovelhas, para conhecerem a tradição do ciclo da lã. Em Caçarelhos, participaram num workshop do pão, onde tiveram a oportunidade de aprender a fazer pão e os roscos”, informou.

Na aldeia de Caçarelhos, a comunidade escolar teve a oportunidade de visitar um moinho de água, a capela de Santo Cristo construída em 1776, o Museu do Pão, o Cruzeiro (1777) e a Igreja Matriz (1755).

“Dado que Caçarelhos é uma localidade conhecida pela qualidade do pão, foram construídos fornos novos para dar continuidade à tradição de confeção do pão caseiro. Nos dias 1 e 2 de abril, realiza-se a feira anual, em que o pão é o produto em destaque”, informou.

No decorrer da Caminhada Escolar Ambiental, os alunos do Agrupamento de Escolas de Vimioso ofereceram à população de Caçarelhos, uma sessão de leitura e de poemas, no adro da Igreja matriz.

«Inserido na Semana da Leitura, fez-se referência a Camilo Castelo Branco, no livro “A queda de um anjo”, cujo protagonista era de Caçarelhos. E foram lidos excertos das viagens a Portugal, de José Saramago, que passou por esta localidade”, indicou.

A Caminhada Ambiental Escolar deste ano, concluiu-se com a participação dos alunos e professores numa sessão de dança, ao som dos gaiteiros, e com um lanche final.

Os gaiteiros da associação cultural Lérias proporcionou uma sessão de música e dança aos alunos do Agrupamento de Escolas de Vimioso.

HA

Deixe um comentário