Sendim: CIT-TTM inicia nova formação em ferramentas informáticas

De 4 a 19 de fevereiro, o Centro de Inovação e Tecnologia – Terras de Trás-os-Montes (CIT-TTM), sediado em Sendim, vai ministrar uma formação gratuita em Power Business Intelligence e Share Point, duas ferramentas informáticas de análise de dados, para apoiar os negócios das empresas.

Sobre a formação, Filipe Machado, responsável pelo CIT-TTM, adiantou que os formandos vão ter a oportunidade de conhecer uma das ferramentas mais usadas em tratamento de dados, no mercado de trabalho.

“Hoje em dia, as empresas têm que gerir uma grande quantidade de informações, provenientes de muitos softwares e aplicações. Por isso, há que fazer uma correta gestão destas informações. Antigamente utilizava-se o programa excel, mas hoje, a ferramenta mais avançada é o Power Business Inteligende (PBI)”, indicou.

Segundo Filipe Machado, esta ferramenta informática da Microsoft é muito fácil de utilizar, o que o leva a acreditar que os formandos vão desenvolver rapidamente novas capacidades, no decorrer da formação, que vai decorrer de 4 a 19 de fevereiro.

“Inicialmente, nos dias 4 e 5 de fevereiro, a formação é presencial e vão ser transmitidos os conhecimentos teóricos. Despois, vai ser lançado um desafio aos formandos para desenvolver um projeto, ao longo de 15 dias, utilizando as novas ferramentas informáticas”, adiantou.

Ao longo dos 15 dias de trabalho, os formandos vão ter o acompanhamento online do formador e/ou do CIT-TTM, em Sendim.

“Um exemplo concreto a desenvolver pode ser o caso de uma empresa que vende vários produtos. A empresa precisa analisar, sazonalmente, quais são os produtos que mais vende em determinados meses do ano. Quais são os produtos que vende menos? Que tipos de clientes compram mais? Qual é o volume de vendas? Qual é o lucro segundo as compras ao fornecedor A ou fornecedor B?”, explicou.

De acordo com o responsável pelo CIT-TTM, os formandos ao utlizar as ferramentas Power Business Inteligence (PBI) e Share Point, vão produzir gráficos e indicadores com resultados finais.

“A nível prático, as pessoas vão obter informações úteis sobre o seu negócio”, disse.

Segundo o CIT-TTM, esta nova formação destina-se a todas as pessoas que têm conhecimentos básicos de informática e pretendem iniciar uma carreira na área das novas tecnologias.

“O curso também se destina a todas as pessoas que já trabalham com o programa excel e realizam análises simples de dados. Com esta nova ferramenta, podem expandir o seu conhecimento e obter novos dados”, acrescentou.

Para se inscrever na formação “Iniciação ao Power Business Inteligence + Share Point”, basta enviar um email para geral@cit-ttm.pt, indicando o nome completo e descrever sumariamente os conhecimentos informáticos.

No final do curso, os formandos vão receber um certificado de participação e o responsável pelo CIT-TTM, Filipe Machado, sublinhou que os formandos que aprendam a utilizar estas ferramentas informáticas, poderão trabalhar à distância para empresas de todo o país e do estrangeiro.

Inaugurado a 16 de julho de 2022, o Centro de Inovação e Tecnologia das Terras de Trás-os-Montes (CIT-TTM), sediado em Sendim, tem como missão fomentar o uso da tecnologia no desenvolvimento de competências e negócios que promovam o desenvolvimento local.

HA

Deixe um comentário