Palaçoulo: Tanoaria J.M.Gonçalves vai participar na Feira de Saragoça (Espanha)

De 14 a 17 de fevereiro, a Tanoaria J.M.Gonçalves, de Palaçoulo, vai participar no 23º Salão Internacional de Máquinas e Equipamentos para Adega (Enomaq 2023), integrado na Feira de Saragoça (Espanha), onde vai apresentar a sua mais recente novidade, a barrica vulcânica “Onyx”.

De acordo com Sara Gonçalves, da tanoaria J.M.Gonçalves, este certame em Saragoça, reúne as principais tanorias, corticeiras e empresas de engarrafamento de vinhos, proporcionando o encontro com as adegas espanholas.

“A cidade de Saragoça goza de uma localização privilegiada e nesta feira consegue juntar pessoas de todas as regiões de Espanha e também do sul de França, sendo por isso uma boa oportunidade para mostrar as novidades do setor vinícola”, justificou.

No Enomaq 2023, vão estar presentes enólogos, vitivinicultores, adegueiros e outros especialistas na elaboração do vinho.

“Todas estas pessoas gostam de participar no evento, para acompanhar de perto as novidades e inteirar-se da evolução neste setor. Por isso, este salão de exposições é uma oportunidade para estar em contato com os nossos clientes e cativar outros, dando a conhecer quem somos e quais são os nossos produtos”, justificou.

Este ano, no salão internacional, em Saragoça, a tanoaria J.M.Gonçalves vai dar a conhecer a barrica vulcânica “Onyx”.

“Esta nova barrica já está a ser desenvolvida desde 2018. A inovação é o tratamento térmico, sem combustão, assegurando assim a ausência de aromas fumados. Para tal, a barrica é tostada com recurso a pedras vulcânicas, provenientes da Islândia e de Itália, Japão e E.U.A, o que elimina a presença de toxinas, permitindo assim aos enólogos criar um vinho com uma mineralidade equilibrada e maximizando a expressão da fruta”, explicou.

A empresa de Palaçoulo informa que na arte da tanoaria trabalha apenas com madeiras nobres, devidamente certificadas e que o processo de secagem, 100% natural, prolonga-se por mais de 24 meses.

Atualmente, a tanoaria J.M.Gonçalves, Lda., exporta os seus produtos (barricas, tonéis e alternativos) para os cinco continentes e para países como Espanha, França e Estados Unidos da América.

“Neste momento somos a tanoaria mais certificada no mundo e fabricamos barricas com diferentes perfis, respeitando a casta, o vinho e os objetivos de cada enólogo”, concluiu.

De acordo com o jornal espanhol Heraldo, mais de mil empresas já estão inscritas da Feira de Saragoça 2023, que por sua vez, engloba os salões do vinho, do azeite e da cerveja.

Recorde-se que Saragoça é a capital da região espanhola de Aragão e é um importante centro comercial e industrial.

A cidade fica situada no noroeste de Espanha, nas margens do rio Ebro e a população é de cerca de 645 100 habitantes.

A arte de tanoeiro começou há cerca de 100 anos atrás, com Abílio Gonçalves a iniciar-se no fabrico de barricas para os produtores de vinho da região de Trás-os-Montes.

HA

Deixe um comentário