Bemposta: Mascarados juntam-se em encontro internacional

No dia 11 de fevereiro, a localidade de Bemposta, vai acolher o Encontro de Rituais Ancestrais, no qual vão participar mascarados provenientes de Portugal, Espanha e de Itália, um evento que regressa ao concelho de Mogadouro após dois anos de interregno devido à pandemia.

“Esta iniciativa, que é já uma referência na zona transfronteiriça de Portugal e Espanha, vai reunir cerca de quatro dezenas de grupos de mascarados de toda a Península Ibérica, o que representa que mais 400 figurantes vão desfilar por Bemposta para colocar em destaque as tradições ancestrais do solstício de inverno”, disse hoje à Lusa Vítor Hugo Gomes, da Associação Maschocalheiro, que tem a cargo a realização do evento.

De acordo com os promotores desta iniciativa, o que se pretende é colocar em destaque “o incalculável valor destas tradições ancestrais de vários territórios ibéricos e mostrar ao mundo todo o seu potencial cultural e etnográfico, para que seja conhecido este património e para ajudar no desenvolvimento dos seus locais de origem”.

No III Encontro de Rituais Ancestrais está prevista a participação de grupos de caretos, chocalheiros, sécias, diabos, farândulos, velhos e outras figuras do Nordeste Transmontano, Coimbra, Ílhavo (Aveiro), Zamora, Fermoselle, Ávila, Palência, Guadalajara (Espanha), Sardenha (Itália), entre outros territórios que mantêm vivas estas tradições.

“Esta é uma forma de dar a conhecer os mais diversos rituais existentes em várias localidades, a fim de motivar as pessoas a partir à descoberta destas manifestações pagãs que se perdem na imensidão dos tempos”, explicou Vítor Hugo Gomes.

O anfitrião deste encontro é uma das figuras mais enigmáticas e antigas da Península Ibérica, conhecida por chocalheiro de Bemposta.

Outros dos objetivos do desfile passa por ajudar a potenciar as atividades económicas e sociais dos territórios de baixa densidade populacional.

O dia do desfile também não é escolhido ao acaso, visando reunir o maior número de grupos possíveis, já que ainda se festejam as tradições do solstício de inverno e dá-se início ao Carnaval.

Para o presidente da Junta de Freguesia de Bemposta, António Martins, a ideia é tornar o Encontro de Rituais Ancestrais numa iniciativa internacional aproveitando a localização desta localidade junto à fronteira com Espanha.

“Este é um encontro [de mascarados] que poderá ajudar a colocar este território em valor e divulgar o chocalheiro de Bemposta. Outros dos objetivos é divulgar a freguesia e tirar dividendos turísticos”, vincou o autarca.

Colaboram na organização do Encontro de Rituais Ancestrais o município de Mogadouro, a Junta de Freguesia de Bemposta, e o Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) Duero/Douro, entre outras entidades públicas e privadas.

No mês do Carnaval, a organização espera a presença de cerca de 2.000 pessoas vindas de ambos os lados da fronteira para um dia de folia e diversão em contacto com personagens únicas e ancestrais.

Fonte: Lusa

Deixe um comentário