Malhadas: Concurso “Aldeia presépio” incentiva a criatividade da população

No âmbito das Festas de Natal, em Malhadas, foi inaugurada no Domingo, dia 18 de dezembro, a II edição da “Aldeia Presépio”, uma iniciativa promovida pela associação “Todas”, com o propósito de preservar a tradição da construção dos presépios pelas várias ruas da localidade.

O presidente da freguesia de Malhadas, Camilo Raposo, felicitou os participantes pelo entusiasmo na construção de presépios pela aldeia.

«No ano passado, a construção de presépios nas várias ruas de Malhadas foi um sucesso. E este ano, o entusiasmo e a adesão da população local é ainda maior, pelo que felicito os participantes pela sua criatividade. Destaco ainda a associação cultural e recreativa “Todas”, pela organização do evento que está a atrair a curiosidade de muitos visitantes à aldeia», disse.

Segundo Vitor Córdova, da Associação Cultural e Recreativa de Malhadas “Todas”, a “Aldeia Natal” tem um triplo propósito: preservar a tradição dos presépios, embelezar a localidade e promover o convívio entre a população.

“Este ano, participam no concurso “Aldeia Natal” 12 presépios. E o objetivo é que cada bairro ou rua apresente a concurso um presépio. Com esta iniciativa queremos promover o convívio na aldeia nesta época festiva”, disse.

José Luís Afonso, foi o vencedor da primeira edição da “Aldeia Presépio”. Este ano, o jovem mecânico voltou a arregaçar as mangas e usou da criatividade para construir um novo presépio, desta vez na capela de Nossa Senhora das Dores. Utilizou como materiais peças automóvel, musgo, madeira e telhas velhas.

Noutra rua, a da Corredoura, as senhoras Guiomar e Inês, construíram o presépio comunitário, junto à rotunda do pauliteiro. A cabana foi da autoria do amigo, Silvério, e foi construída com madeira, palha e escovas a servir de telhado.

“Este concurso dos presépios é um incentivo para a população, pois aguça a criatividade e provoca uma saudável competição entre as várias ruas da aldeia”, disseram.

A par desta sã competição, o concurso “Aldeia Natal” é também uma atração para os visitantes, pois atrai a visita das gentes das aldeias vizinhas.

“No ano passado, quando da I edição do concurso dos presépios em Malhadas, veio muita gente das aldeias vizinhas e da cidade de Miranda do Douro para verem os vários presépios”, garantiram.

Para o pároco de Malhadas, o padre Manuel Marques, esta iniciativa dos presépios comunitários é um bonito desafio.

“Ao aceitarem o desafio de construir presépios nas várias ruas da aldeia, as pessoas desenvolvem a criatividade e a arte. Recordo que ano passado, o presépio vencedor da “Aldeia Natal estava um espetáculo!”, disse.

Para além dos presépios, a celebração desta época festiva, em Malhadas, vai prosseguir no dia 25 de dezembro, com a tradicional Festa de Natal, na Casa do Povo, onde vai atuar o grupo musical “Unos”, a parir das 22h30.

No dia 27 de dezembro, a associação “Todas” vai celebrar o dia do Associado, com a também tradicional “Sopa do Pendão”.

HA

Deixe um comentário