Miranda do Douro: Encontro despertou nas crianças o gosto pelo futsal

Na tarde de Domingo, dia 4 de dezembro, o pavilhão multiusos de Miranda do Douro, foi o recinto do XIII Encontro de Petizes e Traquinas de Futsal, um evento desportivo que juntou 150 crianças, provenientes de 9 clubes, do distrito de Bragança.

O 13º Encontro de Petizes e Traquinas realizou-se no pavilhão multiusos de Miranda do Douro.

O evento desportivo foi organizado pela Associação de Futebol de Bragança (AFBragança), em conjunto com o Clube Desportivo de Miranda do Douro, (CDMD) e teve como objetivo criar hábitos saudáveis e despertar nas crianças o gosto pelo futsal.

Para o presidente do Clube Desportivo de Miranda do Douro (CDMD), Nuno Martins, o acolhimento em Miranda do Douro do 13º Encontro de Petizes e Traquinas, foi uma agradável surpresa.

“O Clube Desportivo de Miranda do Douro, com apenas 4 meses de existência, foi convidado pela Associação de Futebol de Bragança para organizar esta iniciativa. Aceitamos o desafio e foi com muito gosto que trabalhamos para proporcionar às crianças do distrito e às suas famílias, uma tarde desportiva agradável”, disse.

Nuno Martins, que também é pai de dois filhos, revelou que as crianças ficam entusiasmadas pela possibilidade de jogar e de conhecer outras crianças.

Referindo-se ao crescimento do futsal em Miranda do Douro, o presidente do CDMD, expressou o desejo de que, no futuro, o município possa proporcionar melhores condições para a prática desta modalidade e para o público, com a remodelação ou construção de um novo pavilhão multiusos.

A tarde desportiva em Miranda do Douro registou uma grande afluência de público, para assistir aos vários jogos de futsal, que decorreram em simultâneo, e tiveram a duração de 15 minutos.

De acordo com Sílvio Carvalho, diretor técnico da Associação de Futebol de Bragança, informou que nesta edição participaram 150 crianças, provenientes de 9 clubes: Clube Desportivo de Miranda do Douro, Grupo Desportivo Mirandês (A e B), Grupo Desportivo Sendim, Águia Futebol Clube de Vimioso, Freixo de Espada à Cinta, Madecense, Bragança e Moncorvo.

“Nas crianças, em primeiro lugar queremos despertar nelas a paixão e o gosto pelo desporto. E depois, a partir dos 13/14 anos, quando já são iniciados e juvenis, há que prepará-los para a competição”, disse.

Questionado se o futsal é uma modalidade em crescimento, o diretor técnico da AFBragança, reconheceu que devido ao decréscimo populacional no distrito, já é visível que alguns clubes estão a dedicar-se mais ao futsal.

“Atualmente, clubes como o Alfandega da Fé, o Vimioso e o Sendim já só têm equipas de futsal”, indicou.

O 13º Encontro de Petizes e Traquinas de Futsal, contou com o apoio da freguesia de Miranda do Douro e do município de Miranda do Douro.

O presidente da Freguesia, Francisco Parreira, mostrou-se agradado com a realização da tarde desportiva em Miranda do Douro e sublinhou a importância da formação desportiva nestas idades.

“Em Miranda do Douro é de realçar o trabalho que o município desenvolve na formação desportiva das crianças. E o desporto para além de promover o desenvolvimento físico dos mais novos é também uma atividade que propicia o convívio e a socialização”, explicou.

Por sua vez, o vice-presidente do município de Miranda do Douro, Nuno Rodrigues, expressou a sua satisfação pelo êxito do encontro de futsal, em Miranda do Douro.

“É com grande satisfação que recebemos em Miranda do Douro a visita dos nove clubes participantes e das 150 crianças, que vieram acompanhadas dos suas famílias e amigos. O município de Miranda do Douro dá grande importância ao desporto, pois incute nas crianças e jovens, hábitos de vida saudáveis, eleva a autoestima e transmite valores como o espírito de equipa, a entreajuda, a retidão e o respeito”, disse.

O 13º Encontro de Petizes e Traquinas de Futsal encerrou com um lanche e a entrega de uma lembrança a todas as crianças participantes.

HA

Deixe um comentário