Igreja: D. Delfim Gomes é o primeiro bispo nascido em Bragança

O administrador diocesano de Bragança-Miranda saudou a ordenação episcopal de D. Delfim Gomes, primeiro bispo nascido em Bragança, que decorre na Catedral da cidade.

“Na história da diocese, fundada em 1545, D. Delfim é o primeiro bispo nascido e batizado na cidade brigantina, na paróquia de Santa Maria. Aqui nasceu, cresceu e despertou para a vocação sacerdotal”, disse monsenhor Adelino Fernando Paes, no início da celebração.

D. Delfim Gomes, de 60 anos, foi nomeado auxiliar da Arquidiocese de Braga pelo Papa Francisco, a 7 de outubro; a ordenação episcopal é presidida por D. José Cordeiro, arcebispo primaz.

Monsenhor Adelino Fernando Paes desejou que o novo bispo continue “a viver o lema sacerdotal, dando-se a si mesmo para que seja continuada a obra da Salvação”.

“Alegramo-nos com os familiares e amigos, que são muitos; os grupos juvenis e toda esta assembleia agora reunida na Catedral diocesana para a ordenação episcopal de D. Delfim e para entoar o cântico novo, o hino por excelência da vida Cristã: a Eucaristia, que jubilosamente celebramos em comunhão com toda a Igreja”, acrescentou.

O administrador diocesano saudou os responsáveis religiosos e autoridades civis presentes na Catedral de Bragança, destacando em particular o núncio apostólico, representante diplomático do Papa em Portugal.

Foto: Agência ECCLESIA/OC

O responsável agradeceu a recente visita de D. Ivo Scapolo, por ocasião do 21.º aniversário da dedicação da catedral desta diocese.

“Esperamos que, muito em breve, possa repetir-se na apresentação do bispo que necessitamos, aguardamos e o Papa Francisco há de enviar-nos”, acrescentou.

A Diocese de Bragança-Miranda encontra-se em sede vacante desde a saída de D. José Cordeiro, nomeado pelo Papa como arcebispo de Braga, onde tomou posse a 12 de fevereiro deste ano.

No último mês, as duas dioceses lançaram uma campanha de partilha e oração, a que chamaram “30 dias de oração com D. Delfim Gomes” publicando diariamente, às 12h00, subsídios e informações nas redes sociais.

Fonte: Ecclesia

Deixe um comentário