Entrevista: “A festa dos rapazes solteiros é uma marca identitária da nossa terra” – Francisco Parreira

Chegados ao mês de dezembro, a festividade do Natal é vivida com muito entusiasmo pelos mirandeses, sejam eles, crianças, jovens, adultos e também idosos. O presidente da freguesia, Francisco Parreira, falou-nos sobre as tradições de Natal, em Miranda do Douro, com destaque para a festa dos rapazes solteiros, que têm a missão de recolher lenha e acender a fogueira do galo, em frente à concatedral.

Terra de Miranda – Notícias: No dia 24 de dezembro, uma das tradições de Natal mais peculiares da cidade de Miranda do Douro é a festa dos rapazes solteiros. Em que consiste esta festa?

Francisco Parreira: Na Terra de Miranda, as tradições de Natal, estão ligadas aos rituais de solstício de Inverno. Neste mês de dezembro, a luz do sol incide com menor força no hemisfério norte, marcando o pico do inverno e o fogo assume importância pela luz e calor que irradia. E a festa dos rapazes solteiros, no dia 24 de dezembro, remete para o fogo. Assim, ao longo do dia de consoada, os jovens mirandeses dedicam-se à recolha e transporte de lenha, em antigos carros de bois, para depois fazer a fogueira do galo, em frente à concatedral, que vai ficar acesa até ao dia de Reis. No cortejo por algumas ruas da cidade, os jovens rapazes são saudados pela população local e pelos turistas.

Ao longo do dia de consoada, os jovens mirandeses dedicam-se à recolha e transporte de lenha, em antigos carros de bois, para depois fazer a fogueira do galo, em frente à concatedral, que vai ficar acesa até ao dia de Reis.

T.M.N.: A freguesia de Miranda do Douro pretende eternizar esta tradição com a construção de um monumento?

Francisco Parreira: Sim, em colaboração com o município de Miranda do Douro, gostaríamos de destacar que a festa dos rapazes solteiros é uma marca identitária da nossa terra.

T.M.N.: A freguesia de Miranda do Douro compreende também as aldeias de Aldeia Nova, Palancar, Pena Branca, Vale d´Águia. Esta tradição da fogueira de Natal também existe nas aldeias?

F. P.: Infelizmente muitas destas tradições tendem a desaparecer, dado o decréscimo populacional e a falta de jovens, sobretudo nas aldeias.

T.M.N.: Após a ceia na noite de consoada, a participação na Missa do Galo, é outra tradição dos mirandeses.

F. P.: Sim, segundo a tradição, os rapazes solteiros e a população de Miranda do Douro, todos participam na Missa comemorativa do Nascimento de Jesus.

T.M.N.: Neste mês de dezembro, Miranda do Douro regista uma maior afluência de pessoas. Quem são e donde vêm as pessoas que habitualmente visitam Miranda do Douro, na quadra do Natal?

F. P.: Nesta época festiva, os mirandeses recebem habitualmente a visita dos seus familiares que vivem e trabalham noutras localidades do país e também no estrangeiro. A par disso, há também a regular visita dos turistas e dos vizinhos espanhóis, o que gera uma maior atividade económica nos vários setores como são o comércio, a restauração e a hotelaria.

Nesta época festiva, os mirandeses recebem habitualmente a visita dos seus familiares que vivem e trabalham noutras localidades do país e também no estrangeiro.

T.M.N.: A cidade fronteiriça de Miranda do Douro continua a ser procurada pelos vizinhos espanhóis?

F. P.: Sim, felizmente os espanhóis continuam a gostar de visitar a cidade de Miranda do Douro. Contudo, a estratégia do município e da freguesia local é desenvolver projetos turísticos para atrair novos públicos e estadias mais prolongadas na cidade e no concelho, como é o turismo sénior.

T.M.N.: De 16 de dezembro a 26 de dezembro, no largo do Castelo, em Miranda do Douro, vai realizar-se o “Tierra Natal”. Em que consiste este programa festivo?

F. P.: O “Tierra Natal” é um programa de atividades destinado às crianças e às suas famílias, que pretende recriar a alegria e o espírito de Natal. Entre as várias atividades destacam-se vários concertos musicais, a dança, o teatro, os jogos, a expressão plástica e a presença do Pai Natal.

T.M.N.: Para encerrar o ano, nos dias 29, 30 e 31 de dezembro, vai voltar a realizar-se o Festival Geada. Que festival é este?

F. P.: O festival Geadas já tem alguma tradição na passagem do ano, em Miranda do Douro. É organizado pela Associação Recreativa da Juventude Mirandesa (ARJM) e apoiado pela freguesia de Miranda do Douro. O festival vai realizar-se numa tenda instalada no Largo do Castelo. Aí, para além dos concertos musicais, o evento pretende divulgar a cultura, a língua e as tradições mirandesas. Ao longo dos três dias do festival, vai haver animação de rua, adegas abertas e fogueiras para aquecer os festivaleiros de Inverno!

T.M.N.: No dia 31 de dezembro, outra das tradições na cidade é o enterro do ano velho. Que tradição é esta?

F. P.: O “enterro do ano velho” simboliza o adeus ao ano velho e a chegada do Ano Novo. Para tal, o ano velho é personificado por uma figura masculina: um velho, sujo, mal vestido, desgastado, descabelado e com sapatos rotos, um estado resultante do percurso percorrido ao longo do ano que agora termina. Esta tradição também se enquadra nos rituais de solstício de Inverno e pretende ser mais uma atração para os turistas que visitam a cidade de Miranda do Douro, neste período do inverno.

O “enterro do ano velho” simboliza o adeus ao ano velho e a chegada do Ano Novo. Para tal, o ano velho é personificado por uma figura masculina: um velho, sujo, mal vestido, desgastado, descabelado e com sapatos rotos, um estado resultante do percurso percorrido ao longo do ano que agora termina.

Perfil

Francisco José Carvalho Parreira, nasceu em 24 de janeiro de 1977. É casado e pai de uma menina.

Natural de Teixeira, estudou nos colégios salesianos de Poiares e Mogofores e concluiu o ensino secundário na Escola Secundária de Miranda do Douro. Prosseguiu os estudos superiores, na licenciatura em Educação Física, na ESE Jean Piaget, em Viseu. Chegou a lecionar na escola em Mogadouro e em 1999/2000 realizou um estágio profissional no município de Miranda do Douro, onde trabalha, desde então, como técnico superior de Educação Física. Atualmente, está a frequentar uma pós-graduação em gestão pública, para melhor desempenhar o cargo de presidente da Freguesia de Miranda do Douro.

HA

Deixe um comentário