Carção: Cachico-Mercado Rural deu mais valor aos produtos locais

No fim-de-semana de 18, 19 e 20 de novembro, a localidade de Carção, no concelho de Vimioso, voltou a realizar o “Cachico – Mercado Rural”, um certame que atraiu a vinda de muito público e valorizou os produtos locais.

Na 4ª edição do mercado rural, Isabel Afonso, uma das expositoras, natural de Carção, tinha à venda pimentos, batata-doce, amêndoas, nozes, mel, azeite, vinho, pão, económicos, rosquilhas, ginjinha e ervas aromáticas, como os orégãos, folha de oliveira, carqueja, entre outras. A castanha que é habitualmente um dos produtos locais mais procurados esgotou rapidamente.

“A pouca produção de castanha que tive foi logo vendida. Este ano, houve pouca quantidade, dado que não choveu e as castanhas não se desenvolveram nos ouriços”, informou.

Outro expositor, Rodrigo Pinto, estava a comercializar a pastelaria tradicional, como os saborosos filhós, o bolo-rei, as súplicas, os económicos, as rosquilhas, o folar e a geleia.

“O Cachico – Mercado Rural é um evento anual, que dá vida à aldeia de Carção! E por isso é importante continuar a fabricar e comercializar estes produtos pois fazem parte da nossa história e da nossa identidade”, disse.

Do lado do público, António Marujo, estava muito agradado com o regresso a Carção, do Cachico – Mercado Rural, dado que este evento para além da venda e compra de produtos, promove o convívio da população local com outros visitantes.

“Este ano, no mercado rural comprei uma cesta de escrinhos para guardar o pão e comprei rosquilhas e económicos. Mas o melhor deste evento é o encontro e o convívio entre as pessoas de várias localidades”, disse.

Por sua vez, Conceição Nabais, veio da Guarda, para participar, pela primeira vez, no Cachico – Mercado Rural. Entre os vários produtos expostos no mercado, a visitante comprou queijos, chouriças e mel.

O vice-presidente do município de Vimioso, António Santos, estava entusiasmado com o regresso do certame à sua aldeia natal, Carção.

“Uma das políticas do município de Vimioso é promover estas feiras temáticas, nas várias localidades do concelho, com o objetivo de divulgar e valorizar o que aqui se produz. Constatamos também que os agricultores, produtores e artesãos dão muita importância a estes certames pois permite-lhes comercializar mais facilmente os seus produtos”, disse.

No final do certame, o presidente da freguesia de Carção, Daniel Ramos, estava satisfeito com a grande afluência de público ao longo dos três dias do evento.

“Sublinho que o principal objetivo deste certame é incentivar a população de Carção, a continuar a produzir alimentos caraterísticos da localidade, como são a castanha, o azeite ou a doçaria tradicional”, disse.

O autarca de Carção destacou ainda que o mercado rural é um evento que atrai a vinda de muitos emigrantes e pessoas naturais da aldeia que vivem noutras localidades do país.

“O Cachico – Mercado Rural já é um acontecimento que os carçoneiros, espalhados pelo país e pelo estrangeiro, encaram como uma festa da aldeia e aproveitam o fim-de-semana para regressar a Carção e visitar os seus familiares”, disse.

O mercado rural deste ano encerrou com um magusto, durante o qual o público foi presenteado com as castanhas assadas, a jeropiga e a animação musical dos marotos flavienses.

HA

Deixe um comentário