Vimioso: “Caminhada de São Martinho” fez bem à saúde e promoveu o convívio

A junta de Freguesia de Vimioso organizou no passado sábado, dia 12 de novembro, a “Caminhada de São Martinho”, na qual participaram 80 pessoas, que para além da atividade física e do convívio, foram conhecer o novo percurso pedestre “Rota da Batoqueira”.

Na manhã de sábado, os caminhantes reuniram-se junto à sede da junta de freguesia de Vimioso, em pleno parque municipal, para dar início ao percurso pedestre de 10 quilómetros. Como habitualmente acontece nestas atividades, o exercício físico, o convívio e o contato com a natureza são as prinicipais motivações das pessoas.

Uma das caminhantes, Inês Mogadouro, foi uma estreante nestas caminhadas organizadas pela freguesia local e revelou que a sua motivação para participar na “Caminhada de São Martinho” foi o exercício físico e o cuidado com a saúde.

Por sua vez, o espanhol, Juan Manuel, veio com a esposa, de Madrid, para passar o fim-de-semana em Vimioso. E aproveitaram a estadia na vila para caminhar e conhecer a natureza envolvente.

“Gostamos de caminhar na natureza e a vila de Vimioso é uma região muito bonita. Tem uma orografia variada, com planalto, vales e montes o que permite realizar boas caminhadas. Para além disso, Vimioso é uma vila sossegada o que permite descansar do stress de uma grande cidade como Madrid”, disse.

Outro dos participantes, o jovem Simão Martins, veio acompanhar a sua família, os pais e os dois irmãos. Questionado sobre a sua motivação para participar nesta atividade, o jovem de 16 anos disse que gosta de desporto e tem interesse em visitar locais históricos, como é o antigo povoado do Castro da Batoqueira.

Já António Emílio Martins, também estreante nestes passeios, revelou que veio à “Caminhada de São Martinho” por dois motivos: para dizer não ao sedentarismo e pelo convívio que se estabelece com os outros participantes.

“Caminhar faz muito bem à saúde e evita tomar medicamentos”, recomendou.

Sobre razão da aposta nas caminhadas, o secretário da Freguesia de Vimioso, Paulo Martins, explicou que estas atividades para além do bem-estar físico que proporcionam, visam também fomentar o convívio entre a população.

“Em cada caminhada há habitualmente cerca de 100 inscrições. E até mesmo os jovens, depois de participaram acabam por gostar destes passeios na natureza e do convívio que se estabelece entre as diferentes gerações”, disse.

Paulo Martins adiantou ainda que a freguesia local gostaria de estabelecer parcerias com outras freguesias limítrofes, para organizar outros eventos na natureza, como são as provas de Bicicleta Todo-o-Terreno (BTT).

Na Caminhada de São Martinho, após percorrerem os 10 quilómetros do percurso, os participantes desfrutaram de um almoço-convívio no salão da junta de freguesia de Vimioso. E durante a tarde realizou-se um magusto, para celebrar o São Martinho.

No final da tarde de sábado, às 18h00, realizou-se na igreja paroquial de Vimioso, o concerto de música “O livro de bolso”, uma iniciativa da associação Inter+Value.

HA

Deixe um comentário