Vimioso: Há festa em Uva

A aldeia de Uva vai celebrar no sábado, dia 7 de maio, a festa religiosa em honra do Divino Santo Cristo, uma festividade que este ano vai ser complementada com as atividades culturais da primeira edição da Festa dos Pombais.

Inicialmente, algumas pessoas da aldeia não estavam de acordo com a realização, simultânea, da festa religiosa e da festa dos Pombais. No entanto, a comissão de festas 2021/2022, acabou por concordar justificando a decisão com a animação das atividades culturais e o maior número de pessoas que poderão visitar a aldeia durante o dia festivo.

“Decidimos que a festa religiosa do Divino Santo Cristo, uma devoção muito arreigada na população local e na qual se celebra a Missa cantada e a procissão por toda a aldeia, poderá ser mais animada se lhe juntarmos as atividades culturais associadas à festa dos Pombais”, justificou, Isilda Martins, mordoma da festa do Divino Santo Cristo.

Por sua vez, a presidente de União de Freguesias de Algoso, Campo de Víboras e Uva, Cristina Miguel, adiantou que a festa de Uva, neste novo formato, poderá atrair a vinda de mais visitantes à aldeia, no próximo sábado, dia 7 de maio.

“Estou convencida que muitas pessoas vão ter interesse em conhecer a originalidade desta aldeia, onde existem cerca de 60 pombais, que tornam esta localidade “sui generis” não só no concelho de Vimioso mas também em todo o país” – realçou.

Do programa festivo, Cristina Miguel, destacou o mercado de rua, que vai decorrer ao longo de todo o dia, com 20 expositores provenientes do concelho de Vimioso, que terão oportunidade de dar visibilidade aos produtos locais, ao artesanato e à gastronomia.

O programa da festa inclui ainda um passeio pedestre, oficinas para crianças, uma visita guiada aos pombais, teatro e um concerto ao final do dia.

“Estou convencida que muitas pessoas têm interesse em conhecer a originalidade desta aldeia, onde existem cerca de 60 pombais, que tornam esta localidade “sui generis” não só no concelho de Vimioso mas também em todo o país” – Cristina Miguel

Américo Guedes, biólogo da organização ambiental, Palombar, reiterou que o objetivo destas atividades culturais é dar uma maior dinamismo a festa popular do Divino Santo Cristo, em Uva.

“A Palombar vai colaborar na dinamização da festa, através da realização de atividades como um passeio interpretativo, durante o qual os participantes poderão visitar a aldeia e os arredores da aldeia de Uva, para conhecer o património edificado, em particular os pombais e a biodiversidade envolvente”, informou.

Dado que a educação ambiental é uma prioridade na ação da Palombar, outra das atividades em destaque na Festa dos Pombais é a realização de uma oficina direcionada para as crianças, através da qual se pretende despertar a atenção dos mais novos para a natureza e a importância dos pombais.

A festa do próximo sábado, em Uva, vai coincidir com a conclusão do 60º campo de trabalho que está a decorrer até ao dia 9 de maio. Este campo de trabalho trouxe à aldeia 15 jovens voluntários, portugueses e estrangeiros, que ao longo de 15 dias (de 23 de abril até 9 de maio) participaram na reconstrução de um pombal tradicional.

De acordo com o Presidente do Município de Vimioso, Jorge Fidalgo, organizações como a Palombar têm sido muito importantes para o desenvolvimento do concelho de Vimioso.

“A Palombar e outras associações têm demonstrado que é possível desenvolver um conjunto de atividades e projetos ligados às caraterísticas do território, no sentido de potenciar e valorizar a região. Exemplo disso, é o trabalho e o dinamismo que a Palombar tem desenvolvido na aldeia de Uva”, destacou.

HA

Deixe um comentário