Igreja: Miranda do Douro acolheu o encontro dos bispos de Bragança-Miranda e de Zamora

O bispo de Zamora, Dom Fernando Valera Sanchez veio a Miranda do Douro, agradecer a Dom José Cordeiro, bispo de Bragança-Miranda, a presença na ordenação episcopal realizada em dezembro de 2020, na Catedral de Zamora.

Os bispos português e espanhol encontraram-se no dia 4 de novembro, na estação Biológica Internacional do rio Douro, em Miranda do Douro, onde se juntaram aos visitantes portugueses e espanhóis, que diariamente vêm conhecer a fauna, a flora nesta reserva natural.

A pandemia e o encerramento das fronteiras adiou o encontro entre os bispos das dioceses vizinhas, de Bragança-Miranda e Zamora.

Segundo Dom Fernando Valera Sanchez, este encontro teve por objetivo conhecerem-se melhor e partilhar experiências pastorais e acima de tudo disfrutar de um dia de convívio, de contemplar a extraordinária paisagem do rio Douro e de almoçar em conjunto

“É uma alegria puder partilhar juntos esta beleza natural”, disse.

Sobre o ano jubilar que a diocese de Zamora está a celebrar para comemorar os 900 anos da restauração da diocese, o bispo espanhol disse que por causa da situação pandémica, muitas das comemorações, tais como as peregrinações do caminho de Santiago ou as celebrações arciprestais e paroquiais tiveram que ser restringidas. Ainda assim, Dom Fernando Valera Vasquez informou que conseguiram realizar algumas iniciativas graças aos canais digitais.

Agora que a situação pandémica está mais controlada, Dom Fernando, adiantou que nesta reta final do ano jubliar, que vai concluir-se a 19 de março de 2022, estão programadas muitas atividades, tais como as peregrinações, encontros e está também agendado um grande concerto na cidade de Zamora.

Ao longo deste ano jubilar na diocese de Zamora, o Papa Francisco está a conceder a Indulgência Plenária a todos os fiéis que celebrando este aniversário cumpram as condições próprias de todo o jubileu. A este propósito, o bispo de Zamora disse que “os anos jubilares são momentos e espaços de Graça de Deus, que já estão presentes no Antigo Testamento.”

Segundo Dom Fernando Valera Sanchez, “o jubileu é a oportunidade para aproximar-se da misericórdia e do perdão de Deus”.

E a indulgência plenária é como “um bónus que Deus concede, com as condições de rezar pelo Santo Padre Francisco, de visitar a Sé Catedral de Zamora, de receber o Sacramento da Reconciliação ou Perdão e participar na Eucaristia”, indicou.

“A indulgência plenária pode ser recebida para si e também para os familiares e amigos que já faleceram”, explicou.

A diocese de Zamora foi fundada no ano 900 por São Atilano. Em 986, Almanzor conquistou a cidade e só em 1121 é que a diocese foi restaurada, tendo como bispo Bernardo de Perigord.

Por sua vez, Dom José Cordeiro, referiu que este encontro com o bispo de Zamora há muito que estava agendado. “É um primeiro de muitos encontros que se hão-de seguir, numa boa relação interdiocesana de Zamora com Bragança-Miranda”, adiantou.

Dom José Cordeiro lembrou que a Igreja não tem fronteiras. «Somos a mesma e única Igreja, como professamos no credo “Creio na Igreja una, santa, católica e apostólica”», disse.

O bispo de Bragança-Miranda fez também alusão ao sínodo 2021-2023 que já está a decorrer em toda a Igreja e referiu que impulsionados pelo processo sinodal (que convida a uma maior “participação, comunhão e missão”), este processo deve começar com os que estão ao nosso lado, como é o caso da diocese de Zamora.

“São nossos vizinhos, já existem muitos encontros informais, mas agora queremos estabelecer cada vez mais pontes e uma maior presença e proximidade entre nós, em todas as áreas que nos for possível, para testemunhar a unidade da Igreja”, concluiu.

Dom José Cordeiro lembrou que a Igreja não tem fronteiras. «Somos a mesma e única Igreja, como professamos no credo: “Creio na Igreja una, santa, católica e apostólica”», disse.

Deixe um comentário