Voleibol: Miranda do Douro foi o centro de estágio das seleções de Portugal e de Espanha

Miranda do Douro acolheu entre os dias 26 a 30 de dezembro de 2021, o estágio bilateral das seleções sub-18 de voleibol, de Portugal e de Espanha, sendo que o renovado pavilhão multiusos foi o centro de treinos e jogos das duas seleções.

O estágio realizado em Miranda do Douro teve como objetivo preparar as seleções de Portugal e de Espanha, para a primeira fase de Qualificação do Campeonato da Europa de Sub-18 Masculinos.

O primeiro jogo deste estágio ibérico realizou-se no dia 27 de dezembro e terminou com vitória portuguesa por 3-1.

No segundo jogo, realizado no dia seguinte, após estar a ganhar por 2-0, Portugal foi derrotado por 2-3.

E no terceiro e último jogo do estágio, realizado a 29 de dezembro, no pavilhão multiusos de Miranda do Douro, a seleção Nacional de Sub-18 masculinos, orientada por Nuno Pereira, recuperou de uma desvantagem de 0-2 para vencer por 3-2 finais (25-27, 19-25, 25-18, 27-25 e 15-12).

Estes três jogos serviram de preparação para o Torneio WEVZA, a 1ª Fase de Qualificação para o Campeonato da Europa de sub-18 masculinos, que se vai realizar em Itália e onde os jogadores portugueses vão defrontar a Bélgica, a França e a Espanha.

Sobre o trabalho desenvolvido em Miranda do Douro, Nuno Pereira, treinador das seleções jovens de voleibol, disse que a maioria dos elementos da seleção portuguesa nunca tinha estado em Miranda do Douro.

“Fomos bem acolhidos e deram-nos todas as condições para desenvolver bem o nosso trabalho, com vista à fase de qualificação para o Europeu”, disse.

O treinador nacional agradeceu ao município de Miranda do Douro e adiantou a disponibilidade da seleção para regressar mais vezes à região, dada que a federação portuguesa de voleibol, cuja sede é no Porto, dá muita importância à realização de mini estágios e competições em todo o país, com o intuito de divulgar a modalidade.

Relativamente às expetativas para o Torneio WEVZA, a 1ª Fase de Qualificação para o Campeonato da Europa de sub-18 masculinos, o treinador português mostrou-se otimista.

Por sua vez, o treinador espanhol de voleibol, José Luís, começou por explicar a razão da vinda para Miranda do Douro.

“Ambas as seleções, portuguesa e espanhola, precisavam realizar jogos amigáveis de preparação para a fase de qualificação para o europeu. E entre as federações chegou-se a este entendimento de realizar este estágio, em Miranda do Douro”, disse.

Sobre a estadia, o selecionador espanhol elogiou a gastronomia, as condições de treino e a beleza da cidade.

“Sim, a comida é muito boa. O pavilhão é fantástico. Não conhecia Miranda do Douro e estou muito surpreendido, é uma cidade muito agradável”, disse.

A Miranda do Douro também veio o selecionador português de séniores, João José, que corroborou da opinião de que é sempre importante ter a possibilidade de jogar com outras seleções, principalmente antes de uma competição importante como a que se vai iniciar a 5 de janeiro.

A propósito da escolha de Miranda do Douro para o local do estágio, o selecionador nacional explicou que tudo aconteceu através de um contato entre a Federação Portuguesa de Voleibol e a Câmara Municipal e houve interesse de ambas as partes para a realização do estágio em Miranda do Douro.

Referindo-se à vantagem de deslocalizar os estágios de modo a promover o voleibol junto das populações, o selecionado nacional acrescentou que estes pequenos estágios noutras localidades são benéficos também para os atletas, para que possam conhecer outras regiões do país.

Do lado da Câmara Municipal de Miranda do Douro, o vice-presidente, Nuno Rodrigues, indicou que a realização do estágio de voleibol em Miranda do Douro, deveu-se às boas relações e à colaboração entre a federação portuguesa de voleibol e a Câmara Municipal.

De acordo com o vice-presidente da autarquia, a estadia das seleções portuguesa e espanhola em Miranda do Douro, não implicou encargos financeiros.

“Os nossos encargos foram apenas proporcionar o alojamento, o transporte e a cedência do pavilhão multiusos de Miranda do Douro”, indicou.

Questionado se o estágio de voleibol ibérico pode ser a abertura de um novo caminho de cooperação transfronteiriça no âmbito do desporto, Nuno Rodrigues respondeu afirmativamente.

“Sim, o estágio das seleções de voleibol de Portugal e de Espanha foi a primeira de várias iniciativas que pretendemos realizar em Miranda do Douro”, adiantou.

Sobre a novidade de utilização para fins desportivos do pavilhão multiusos de Miranda do Douro, Nuno Rodrigues, indicou que, com a instalação do novo piso para a prática desportiva, da nova iluminação e a montagem de bancadas para o público, a autarquia gastou cerca de 50 mil euros.

“A partir de agora, o pavilhão multiusos está ao dispor dos técnicos de desporto da autarquia, do Grupo Desportivo Mirandês, dos alunos do agrupamento de escolas e de todas as associações do concelho que pretendam utilizá-lo. Foi para isso que o multiusos foi feito e não para estar fechado”, disse.

Por sua vez, Francisco Parreira, presidente da freguesia de Miranda do Douro, mostrou-se radiante com a presença das seleções jovens de Portugal e de Espanha.

“Estou muito satisfeito com a realização deste estágio de voleibol em Miranda do Douro. E não vamos ficar por aqui. Em conjunto com a Câmara Municipal estamos a trabalhar para acolher e organizar outras provas desportivas, noutras modalidades, como é o caso da canoagem, pois queremos aproveitar este valioso recurso que é o rio Douro”, disse.

Francisco Parreira, que também é professor de Educação Física, congratulou-se ainda com a abertura do pavilhão multiusos de Miranda do Douro à população e referiu que este novo espaço vai potenciar a prática desportiva na cidade e no concelho de Miranda do Douro.

“A atividade física é importantíssima para o desenvolvimento motor das crianças e também dos adultos. Por isso, um dos nossos propósitos é continuar a sensibilizar a população para a prática desportiva”, concluiu.

HA

Deixe um comentário