Vimioso: Vai começar a laborar o novo lagar de azeite

Vai começar a laborar o novo lagar de azeite, construído na zona industrial de Vimioso, uma obra de um milhão de euros que é vista como uma mais-valia para os produtores de azeite dos concelhos de Vimioso, Miranda do Douro e Mogadouro.

O novo lagar de azeite de Vimioso é um investimento do empresário Estolano Pires, que trabalha na extração de azeite há 30 anos, até aqui no lagar de Frieira, freguesia de Macedo de Cavaleiros.

Ao decidir instalar um novo lagar na zona industrial de Vimioso, o empresário apetrechou a infraestrutura com a mais moderna maquinaria de limpeza, lavagem da azeitona e extração do azeite.

Segundo o empresário, o novo lagar de azeite visa servir os produtores dos concelhos de Vimioso, Mogadouro e Miranda do Douro.

Sobre as colheitas deste ano, Estolano Pires, inidicou que são de ótima qualidade e quantidade. “A azeitona está ótima e tem pouco bicho”, informou.

Para vários dos produtores de azeite da região, a abertura de um novo lagar de azeite em Vimioso é vista como uma mais valia, dado que encurta a distância entre os olivais e o lagar e facilita a vida aos produtores, que anteriormente se viam obrigados a deslocarem-se para Santulhão, Argozelo, Izeda, Talhas, Frieira, etc.

Para Luís Ferreira, por exemplo, produtor de azeite natural Algoso, o novo lagar é “uma obra de primeira necessidade”, que vem responder aos anseios de muitos produtores da região. Quando questionado sobre o estado da azeitona deste ano, o produtor disse que o fruto tem boa qualidade. No entanto Luís Ferreira, estranhou que os produtores da região estão a iniciar a colheita cada vez mais cedo.

“Não estou certo, mas dizem que o azeite proveniente da azeitona ainda verde é de melhor qualidade”, disse.

Por sua vez, Adérito Gonçalves, produtor de azeite de Vimioso, mostrou-se muito contente com a abertura deste novo lagar na sua terra natal, indicando que com esta nova empresa, se evitam as incómodas deslocações para os lagares mais distantes de Argozelo, Santulhão, etc.

“Na minha opinião, para os agricultores e produtores de azeite, este lagar é a melhor obra que se poderia ter feito em Vimioso”, disse.

O produtor vimiosense recordou, inclusive, o tempo passado em que Vimioso já teve um lagar de azeite, o qual se viu obrigado a encerrar por motivos de saneamanto de águas residuais.

Agora, com a existência deste novo lagar, Adérito Gonçalves, encara com um renovado ânimo a prática da olivicultura, dado que os seus olivais estão bem próximos da nova unidade de transformação da azeitona e extração de azeite.

Sobre a colheita deste ano, o produtor de Vimioso disse que a azeitona está boa, há muita quantidade e vão iniciar a apanha no próximo fim-de-semana.

HA

2 comentários em “Vimioso: Vai começar a laborar o novo lagar de azeite”

Deixe um comentário