Picote: Recomeçaram as obras de ampliação do Eco-Museu Terra Mater

O Ecomuseu Terra Mater – Ecomuseu de la Tierra de Miranda, localizado em Picote (Miranda do Douro), vai ser ampliado com um espaço inovador, que junta a modernidade à arquitetura tradicional e onde se aproveita a luz solar.

De acordo com o presidente da freguesia de Picote, Jorge Lourenço, o projeto que já deveria estar em fase de conclusão, teve de ser interrompido durante um ano, por causa da pandemia.

Jorge Lourenço adiantou que o novo espaço vai ter duas funções: a de complemento ao centro interpretativo do Eco Museu e vai também servir como espaço de exposições.

“O novo espaço poderá acolher as exposições no âmbito dos Encontros Primavera, que já se realizam em Picote há quatro anos e vão na XVI edição na Terra de Miranda”, informou.

Segundo o autarca, outra componente do novo espaço vai ser a existência de gabinetes de trabalho, para investigadores, por exemplo, no decorrer das escavações arqueológicas.

“Pela sua arquitetura, como equipamento cultural, será uma referência não só em Picote, mas em toda a Terra de Miranda”, sublinhou.

Os obras do novo edifício são financiadas pelo programa Norte 2020 e tem um custo adjudicado na ordem dos 96 mil euros.

“Esperamos que na próxima Primavera o novo edifício esteja concluído, para que possa contribuir para o desenvolviemnto turístico, juntamente com os outros equipamentos e ações, como os precursos pedestres e a recuperação dos socalcos nas arribas do Douro”, indicou.

Para o inverno, que habitualmente é uma época com menos turismo, a junta de Freguesia de Picote e do Barrocal do Douro, pretende dinamizar exposições temáticas e permanentes, de modo que os turistas, para além da visita ao conhecido miradouro da Fraga do Puio, possam também usufruir de outros pontos de interesse, prolongar a sua estadia e assim dinamizar a economia local.

HA

Deixe um comentário