Vimioso: Município reforça apoios sociais à população

No atual contexto de crise económica e demográfica, o município de Vimioso decidiu reforçar os apoios à natalidade e infância, aos estudantes do ensino superior e às pessoas mais desfavorecidas que residem no concelho.

Segundo o novo regulamento publicado em Diário da República, o apoio à natalidade e infância visa agir contra “a preocupante situação demográfica”, agravada pela reduzida taxa de natalidade e a consequente diminuição da população residente no concelho de Vimioso.

As medidas de apoio à natalidade e infância destinam-se às crianças que nasçam no concelho de Vimioso. O incentivo concretiza-se na atribuição de 2000 euros, distribuídos pelos três primeiros anos de vida. A primeira prestação é dada no ano de nascimento do bebé onde são atribuídos 1000 euros. A segunda prestação de 500 euros concretiza-se num valor reembolsável de compras efetuadas no concelho. E a terceira prestação, também de 500 euros, é atribuída no ato da primeira matrícula da criança no pré-escolar.

No apoio aos estudantes do ensino superior, o novo regulamento do município de Vimioso prevê o pagamento de propinas e destina-se aos estudantes economicamente carenciados que residem no concelho de Vimioso. Este apoio que era apenas atribuído aos estudantes de licenciatura, foi agora alargado aos alunos que frequentem o mestrado.

Por fim, também houve alterações do regulamento municipal de apoio às famílias e pessoas mais desfavorecidas, em áreas como a saúde, habitação, deficiência e a terceira idade, subsistência e educação.

O município de Vimioso justifica estas alterações com o propósito de melhorar a qualidade de vida das famílias com dificuldades “garantindo-lhes o acesso a recursos, bens e serviços, atenuando a pobreza e a exclusão social”.

HA

Deixe um comentário